Quem “estudou” as mudanças?

Venho insistindo há décadas sobre a necessidade de se contratar EMPRESA ESPECIALIZADA EM ESTUDO VIÁRIO. E, a cada dia, essa necessidade fica escancarada na cidade como um todo, diante de intervenções pontuais, feitas por “especialistas”. Protagonizaram a inversão de mãos de trânsito nas ruas Dr. Antunes e Dr. Montaury, obviamente SEM uma análise profunda, concreta, sobre os resultados que tais mudanças acarretariam. Ficou muito evidente que a simples inversão de mãos era insuficiente. Até os pombos que vivem na Igreja Matriz de Santo Antônio sabem que existem, na região abrangida, vários polos geradores de trânsito – de pedestres e de veículos. QUEM AVALIOU isso ao proceder as inversões?

Óbvio que faltaram avaliações

Com a inversão anterior, quem precisava acessar polos geradores de trânsito da rua Dr. Antunes tiveram relativo benefício, pois quem acessava vindo do lado norte, pela rua Barão do Rio Branco, tinha facilidade; se viesse da região leste, pela Júlio de Castilhos, teria que fazer apenas a alça de UMA quadra; se viesse da região sul, idem. Mas, e os polos geradores de trânsito da rua Marechal Deodoro – torres residencial, comercial e Shopping Bento, estacionamento, bem como a Igreja e o supermercado – vindos da região norte, teriam, obrigatoriamente, que acessá-los pela rua Saldanha Marinho, seguindo pela Marechal Deodoro, percorrendo SEIS quadras. A inversão não os beneficiou em nada. Pensaram nisso quando efetuaram as mudanças? Obviamente, NÃO!

E agora?

Agora, certamente por influência de alguns que desconhecem sistema viário e pensam nas suas “facilidades”, mesmo que essas “facilidades” sejam inexistentes ou insignificantes, os “ESPECIALISTAS” decidiram retornar ao que estava antes, fazendo-o também SEM um ESTUDO TÉCNICO adequado. Melhorou PARA QUEM a reinversão das ruas Dr. Antunes e Dr. Montaury? Claramente, prejudicou os acessos aos polos geradores de trânsito dessas duas ruas e continuou deixando os polos da rua Marechal Deodoro na “lesma lerda” de sempre. Em síntese, mudaram as mudanças para ficar com se nada tivesse sido feito.

Melhorou para quem?

Os “especialistas” pensaram em melhorar PARA QUEM, MESMO? O mínimo que precisava ser feito era ESCLARECER, explicar o porquê das mudanças – a de antes e a de agora – para que se pudesse ENTENDER. “Estudaram” antes, “estudaram” depois e entenderam que não precisavam e não precisam dar explicações para ninguém, nem mesmo àqueles que são diretamente afetados pelo que fazem. Será que aquela frase, já velha, que diz “isso é Bento sendo Bento” insere essas coisas também? E, sim, prefeito Diogo, saber COMO OS POLOS GERADORES DE TRÂNSITO FORAM BENEFICIADOS é MUITO IMPORTANTE, principalmente para quem os utiliza. A coluna está à disposição.

Ficará impune?

Quarta-feira, depois do jogo realizado entre Inter e Fluminense, vários “sem noção” decidiram entrar nas redes sociais e ofender, agredir, injuriar o jogador Enner Valência, do Internacional. As qualificações que utilizaram para atingir o atleta foram de uma baixeza que ultrapassou todos os limites da convivência humana. O mínimo que se espera das autoridades é que levem esses caras à justiça e que recebam as penalidades, previstas em lei, para esses crimes que cometeram. Não é mais admissível que pessoas desse nível rasteiro se valham do esgoto das redes sociais para externar suas frustrações. Espera-se as punições para muito breve.

Temos problemas também

Tem sido notável a ação de voluntários auxiliando pessoas atingidas pelas enchentes do Rio das Antas e Taquari, trabalhando na recuperação e/ou doando alimentos e bens. Roca Sales, Mussum, Estrela e outros receberam muitos desses auxílios. Mas, aqui, em Bento Gonçalves, Linha Alcântara, a enchente sem precedentes, também destruiu mais de uma centena de residências, dentre elas muitas de moradores fixos da localidade. Pois vários desses moradores são gente de poucos recursos para poderem, sozinhos, reconstruírem suas residências e suas vidas, assim como os que têm (tinham?) casas de veraneio. Essa gente precisa da colaboração não só do Estado, Município e União, mas também de voluntários e doadores. Ou não?

Quem fiscaliza estacionamentos?

A legislação de trânsito só tem dois tipos de estacionamento direcionados à população: para idosos e deficientes físicos. Estão previstas 5% das vagas para eles. A prefeitura as destinou. Shoppings e supermercados, também. Mas, QUEM fiscaliza sua utilização? Muitos motoristas estão …e andando para as placas indicativas, em TODOS os locais destinados.

ÚLTIMAS

Primeira: Ainda com relação aos estacionamentos para idosos e deficientes, cabe aos administradores dos estacionamentos em locais privados a tarefa de chamar as autoridades para a fiscalização. E aos agentes de trânsito, aplicarem a lei;

Segunda: As comunidades prejudicadas pela destruição da ponte de ferro da Nova Roma estão mobilizadíssimas no sentido da reconstrução imediata de nova ponte;

Terceira: Já a ponte de Santa Bárbara, sobre o Rio das Antas, que não será reconstruída tão cedo (minha opinião), se fala em colocar balsa para a travessia. Nem precisa se olhar em mapa para se ver QUAL é a mais importante, né?

Quarta: Estamos em pleno “OUTUBRO ROSA”e as campanhas de conscientização se multiplicam. A Liga de Combate ao Câncer, como faz sempre, se mobiliza para ampliar a conscientização coletiva acerca da importância do diagnóstico precoce do tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo;

Quinta: Para mais informações sobre as iniciativas, basta visitar a sede unificada da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, que fica na Rua Ramiro Barcelos, número 580, e atende pelo telefone (54) 3451.4233. Então, mulheres, esse é um assunto que é inadiável. Cuide-se! Faça os exames necessários;

Sexta: Dia 15, às 20 h, na Fundação Casa das Arte, a humorista Bruna Louise estará se apresentando. Ela é um show, sem dúvidas. Imperdível!

Sétima: No dia 21, na Via Del Vino, a partir das 10h, ocorrerá o Festival da Agroindústria. Antes, no dia 11, na Fundaparque, um show da Esquadrilha da Fumaça fará parte das comemorações do aniversário de Bento Gonçalves;

Oitava: O CIC/BG aceleraos preparativos para a realização da NOITE DE GALA DOS VINHOS E ESPUMANTES, no dia 14, no Clube Ipiranga. Informe-se pelo telefone (54) 9.9113.1106;

Nona:  Amanhã, às 16 h, teremos o 2º grenal do Brasileiro. Para o Grêmio a vitória representará a manutenção da posição no G4 e para o Inter, sem Libertadores, o distanciamento da Z4. Sem dúvidas, um grenal para não cardíacos.