Por que a demora?

Noticiada a condenação, em primeira instância – pelo quê, cabe recurso -, do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. Quanto tempo depois da denúncia? E as demais denúncias, quando terão seu desfecho? No Congresso Nacional está em andamento uma CPMI sobre as “fakes news” (notícias e informações falsas espalhadas na internet e redes sociais). O deputado Alexandre Frota e a deputada Joice Hasselmann prestaram seu depoimento e o Brasil ficou sabendo da existência do “Gabinete do Ódio”. Como aqui algumas coisas são rápidas (a CPI das fake news da Câmara de vereadores cassou um vereador como “The Flash”), nossos vereadores poderiam mostrar ao Congresso como se faz, não?

E as “Rachadinhas”?

Já está no final o mandato de uma nova legislatura e não se sabe, ainda, a quantas andam as investigações e/ou conclusões sobre as “rachadinhas bentenses”. Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro a “suposta” (é assim que qualificam, né?) existência de “rachadinhas” já rendeu uns DEZ mandados de segurança, pedidos de “habeas porcus”, etc., a imprensa (aquela que é imparcial, não “chapa branca”) tem divulgado o andamento. Mas, por aqui, as informações são precárias, apesar do TEMPO transcorrido desde a denúncia. Alguma notícia sobre o caso?

Um advogado fiel

Podem acusar o advogado Frederick Wassef do que quiserem, mas não de “infidelidade”. Ele escondeu o famosíssimo Fabricio Queiroz – o “suposto” operador das rachadinhas, atribuídas ao gabinete do então deputado estadual, o 01 – por mais de UM ANO, mas mentiu descaradamente afirmando, várias vezes, que “sequer conhecia o Queiroz”. E ele dizia que conhecia muito bem a família Bolsonaro e que era advogado dela. E mesmo depois da polícia federal prender o desaparecido Queiroz numa casa dele em Atibaia (cidade famosa, né?) ele continuou negado tudo.

Agora mudou…

Mas, eis que a Revista Veja desta semana publica entrevista dele onde ele diz que “tudo o que fez e disse foi para proteger a vida de Queiroz e a família Bolsonaro”. Falou muito mais, inclusive sobre a mulher do Queiroz, que qualificou como “uma mãe, uma mulher de quem ninguém sabe nada, única coisa que se tem contra Márcia é que ela tirava dinheiro da conta dela e passava para o marido”. Resumindo, o que ele diz é que “Queiroz não fez nada de ilegal; que Márcia é uma mulher exemplar, honesta; que 0 01 não tem culpa nenhuma e que tudo não passa de perseguição para derrubar o presidente” (no que a mídia “chapa branca” concorda). Enfim, teremos que esperar um pouco, ainda, para conhecer a verdade-verdadeira, não?

Mas, só a do Rio de Janeiro?

Pois é, todos ficaram sabendo das “rachadinhas” do Rio de Janeiro e nós as de Bento Gonçalves. Mas, será que alguém, mesmo de mediana inteligência, desconhece que essa prática – políticos contratarem funcionários, pagando com NOSSO dinheiro – é comum em todo Brasil? Quantos “assessores” existem e quanto devolvem para seus contratantes? São 5.570 municípios, 26 estados e o distrito federal com milhares deles. E, convenhamos, bastaria um esforço e essas falcatruas, roubalheiras de dinheiro dos nossos impostos, seriam descobertas. Há que se lamentar que, para garantir o emprego, funcionários se sujeitem a essa violência com seus salários e suas dignidades.               

Ainda há quem não acredite…

Os casos de coronavírus se multiplicam em todo o Brasil e já ultrapassam UM MILHÃO E DUZENTOS MIL, com mais de CINQUENTA E SEIS MIL MORTES. Aqui, em Bento Gonçalves, ultrapassamos mil e cem casos, com 29 mortes, o que nos coloca em primeiro lugar na região, composta por mais de 50 municípios. Caxias, quatro vezes mais populosa que Bento, tem 200 casos confirmados a menos e 13 mortes. Mas, mesmo assim, AINDA há muitos por aqui que não acreditam na letalidade da pandemia. E a possibilidade de o governo do Estado rebaixar a região da serra para a bandeira VERMELHA, com bem mais restrições que a atual LARANJA, se deve a esse descaso, mesmo com todas as recomendações e pedidos do Prefeito Pasin.

Ragazzi Dei Monti

No próximo dia 5 de julho, domingo, às 18 horas, o RAGAZZI DEI MONTI estará realizando mais uma live. Esse conjunto, que era nosso, bento-gonçalvense, se tornou monte-belense. Mas, a sua qualidade musical fantástica os projetou para o mundo, orgulhando a região toda. Seus CDs e DVDs nesses mais de 25 anos de existência, são sucessos absolutos. Assim, no dia 5, assista a live na qual se poderá doar alimentos as entidades beneficentes enquanto se saboreia o talento deles.

Últimas

Primeira: Houve um tempo em que o “aparelhamento” do governo era assunto diário nas entrevistas de parlamentares. Agora, quando o “fenômeno” se repete, o que SEMPRE foi normal no Brasil, o termo mudou? Como se chama, agora, o “toma lá, dá cá”, com o centrão ocupando seu espaço cativo nos governos?

Segunda: O “Marco Regulatório do Saneamento Básico” foi aprovado no senado federal. Não consegui tomar conhecimento de tudo, mas li isso, na agência Senado Notícias que merece citação. Ei-la:

Terceira: “Os municípios e ​o Distrito Federal deverão passar a cobrar tarifas sobre outros serviços de asseio urbano, como poda de árvores, varrição de ruas e limpeza de estruturas de drenagem de água da chuva”;

Quarta: Segue a notícia: “Se não houver essa cobrança depois de um ano da aprovação da lei, isso será considerado renúncia de receita e o impacto orçamentário deverá ser demonstrado. Esses serviços também poderão integrar as concessões”;

Quinta: Resumo de tudo isso, meu prezado leitor: Prepare seu bolso, porque a paulada será grande. E isso não só no ESGOTO TRATADO, mas e principalmente, no fornecimento de ÁGUA. Haverá choro e ranger de dentes. SMJ;

Sexta: Estranho que haja tanta cobrança tendo como alvo o STF, quando envolve assuntos específicos para alguns, mas ignorância total em muitas coisas bem mais importantes;

Sétima: Como os governantes de vários países são desinformados! Até mesmo dos Estados Unidos. Eles restringem atividades econômicas e sociais para conter a proliferação do coronavírus. Deveriam consultar muita gente no Brasil que entendem serem inócuas tais medidas (é ironia, viu?);

Oitava: Não adianta me contatarem. Não sei porque foram colocadas casinhas na Praça ao lado do Shopping Bento.