Dá pra acreditar?

O que se tem visto nas redes sociais supera tudo o que se possa imaginar de estupidez, ignorância, safadeza, ingenuidade, má intenção e, também, “burrice aguda” (a do tipo que não tem cura, pois é potencializada pela falta de caráter e má formação moral e ética). Essa barbaridade, que circulou pelas redes sociais e chegou até imprensa oficial, supera até mesmo o somatório do que citei acima. E não é que uma dessas tais de “influenciadoras” – assim autodenominadas – publicou um vídeo em que afirma que “aplicar xixi no olho cura miopia”. Sim, sei que você pensou “mas que absurdo”, mas, creia houve muitos que acreditaram. É nessas horas que os muares berram: “Para o mundo que eu quero descer”.

E segue o “Baile”!

Sim, e segue ao som inaudível da omissão de grande parte da população. Mais um município quer porque quer “privatizar” a iluminação pública. Como os governantes estaduais, municipais e federal estão privatizando praticamente tudo, só resta perguntar: “Afinal, por que não se privatizam prefeituras, governos estaduais e o federal?” Pois é! Agora, se a população já está se vendo compelida a ter planos de saúde, utilizar escolas particulares, contratar seguranças privadas, pagar pedágios e, não raro, até fazer manutenção de estradas, porque não deixar os poderes públicos executando a tarefa que mais despesas acarreta, que é a administração do departamento de pessoal? Creio que dentro de não muito tempo a população se dará conta disso, não?

A imprensa orienta, mas…

O Brasil inteiro está enfrentando uma doença que pode matar. A Dengue já é uma realidade campeando solta. As secretarias da saúde de municípios, estados e a União estão fazendo tudo o que podem para combater o vetor da doença, o mosquito Aedes Aegypti que transmite, também, Zika e Chikungunya. Conta com a imprensa oficial para divulgar suas ações e as campanhas intensas nessa luta que deveria ser de TODA A POPULAÇÃO. Mas, o que se vê? A adesão da população, que é a maior interessada nesse combate, porque é o alvo da doença, não está atingindo o patamar que SERIA OBRIGATÓRIO atingir. E a imprensa segue destinando largos espaços na orientação de “como cada um de nós pode ter papel decisivo nesse combate”. Consegue? Claro que não!

Mas, por quê?

Por mais inacreditável que possa parecer, a imprensa oficial, aquela legalmente estabelecida, que tem responsabilidade pelo que divulga, sob pena de perder a credibilidade, é chamada pelos “jênios” das redes sociais como “imprensalixo”. E isso mesmo que ela, a imprensa, divulgue e mostre com áudios, vídeos e documentos, tudo devidamente checado, conferido, em matérias feitas por profissionais formados, qualificados e sempre ouvindo OS DOIS LADOS da notícia. Para muitos, “verdades” são as que recebem pelas redes sociais, na esmagadora maioria das vezes geradas nos porões imundos da politicanalhada. Raros se dão ao trabalho de checar, conferir o que recebem. Se vai ao encontro do que pensam ou estão devidamente lavados cerebralmente, clicam, imediatamente no “repassar”. E com a IA, salve-se quem puder!

A boca falar e…

Quem nunca ouviu a máxima popular que diz: “A boca fala e o…paga”? Pois é, essa máxima deve ser tão velha quanto andar para a frente. Mas, podem acontecer casos em que dependerá da “boca que fala” para se saber “qual” ou “o de quem” irá pagar. Escrevi, várias vezes na Coluna, que os dois políticos que estão em evidência deveriam NUNCA falar improvisadamente em público ou em momentos que possam ser publicizados. Dá para montar um grande livro dessas “falas improvisadas” e de suas consequências. Lamentavelmente, porém, não há evidências de que ambos irão parar de falar “de improviso”, ou seja, sem a assessoria que saiba o que pode ou não ser dito.

Fazer o quê?

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), em pronunciamento na tribuna do Senado Federal, qualificou como “roubo” o que foi chamado de “orçamento secreto”. Merece ampla discussão, sem dúvidas, o porquê de existir tal “orçamento”, já que, indubitavelmente, é uma ferramenta altamente suspeita, utilizada por muitos parlamentares em benefício político próprio. Em 2024, o valor o “orçamento” destinado pelo Congresso foi de 55 BILHÕES DE REAIS e o presidente vetou apenas 5,6 bilhões. Claro que esse veto lhe custará retaliações. Mas, será que a população não irá tomar posições sobre isso? Por que os atuais parlamentares podem dispor de fortunas de nossos impostos e quem tem intenção de concorrer aos cargos são alijados do processo?

Últimas

Primeira: Semana passada comentei sobre o “custo brito”. Em muitas Colunas afirmei que a “privataria” de estatais não resolveria os problemas financeiros do Estado do RS. Seria algo como estar devendo 100 mil reais e vender a mesa da sala por 500 reais para “pagar as dívidas”. Fica-se sem a mesa e com a dívida;

Segunda: Pois o brito vendeu a CRT e a CEEE e “renegociou” a dívida com o governo federal, na época, o fhc era presidente, aproximadamente de 9 bilhões de reais. Pois hoje está beirando dos 100 BILHÕES de reais. É pagável? Obviamente, não! Com isso respondo a quem me questionou sobre o porquê de haver comentado a respeito. Preparemo-nos, pois, para mais impostos ESTADUAIS;

Terceira: Ainda causa espanto a diferença de preços nos combustíveis entre postos de Bento Gonçalves e postos da região da Grande Porto Alegre. Aqui há postos com gasolina comum a R$ 5,89 e lá, R$ 5,39 ou menos;

Quarta: Não há dúvidas de que o valor do frete está longe de ser usado como motivo da diferença, até mesmo porque muitos postos têm caminhões próprios e, inclusive, o mesmo proprietário. Por que será, hein?

Quinta: O que está acontecendo com o trânsito na região central da cidade já supera todos os limites do tolerável. A volta às aulas potencializou o que já era um caos;

Sexta: Há décadas que o número de veículos cresce geometricamente, ocupando as mesmas ruas. Nesses casos, a ação administrativa é imperiosa na busca de soluções ou medidas que amenizem os problemas. Mas, o que as sucessivas administrações têm feito? Nada, apenas intervenções paliativas que até aumentam os problemas, como os semáforos na frente da Igreja de Santo Antônio;

Sétima: E a pergunta que não quer calar é: Por que as sucessivas administrações não fizeram e a atual não contrata empresa especializada em ESTUDOS VIÁRIOS para que um PLANO seja elaborado? Vai saber…;

Oitava: Claro que o espírito esportivo do Rio Grande do Sul está vivendo o grande momento do futebol: o GRENAL. O Inter, que contratou meio mundo, é o franco favorito por isso e por jogar no Beira-Rio. Mas…

Nona: Mas, a velha máxima, “Grenal é Grenal”, alimenta as esperanças dos gremistas, deixando-os confiantes numa vitória. Por mim, gremista, fico com o palpite de um empate heroico, pois o Inter já é considerado o “Real Madrid dos Pampas”, líder disparado do Ruralito.