BOM DIA, PREFEITO DIOGO!

Tenho sido insistente na absoluta, total e imediata necessidade de se fazer um profundo ESTUDO TÉCNICO no sistema viário de Bento Gonçalves. A contratação, por licitação, de uma empresa comprovadamente especializada no ramo já passou do tempo há algumas décadas. E, veja bem, Prefeito Diogo, as ruas da cidade são exatamente as mesmas de 1960, mas o número de veículos em circulação foi multiplicado sabe-se lá por quanto. Vinte? Trinta? Cem vezes? Difícil dizer, não é, Prefeito? Mas o que é extremamente fácil é se constatar o caos em que se encontra o trânsito, envolvendo veículos, pedestres, semáforos, sinalizações verticais e horizontais (notadamente faixas de segurança), redutores de velocidade (a maioria dos famigerados quebra-molas são irregulares e/ou ilegais)., etc.

BOM DIA, PREFEITO DIOGO! II

Houve um tempo em que as tranqueiras no trânsito era característica da “hora do pico”. Hoje, as “horas do pico” são muitas. O trânsito próximo às escolas, quatro vezes por dia, é algo que até Deus duvida e a fiscalização não dá conta das inúmeras irregularidades e infrações cometidas. As manobras que ignoram tachões refletivos e sinalização horizontal, de uma ou duas faixas contínuas, são do cotidiano. Veículos que desrespeitam faixas de pedestres, idem; pedestres que fingem não saber que VEICULOS são obrigados a ocupar calçadas para entrar ou sair de estacionamentos ou garagens, são a maioria.

MAS, TÊM MAIS, PREFEITO!

Semáforos (sinaleiras) totalmente fora de sincronia e, até mesmo, instaladas em locais inadequados e, mesmo, inexistindo em outros em que DEVERIAM estar instalados; semáforos com tempos inadequados, dificultando o fluxo normal dos veículos, seja em pontos de três, quatro ou mais tempos chegam a enervar até o mais calmo dos condutores e, até mesmo, de pedestres (os que obedecem a sinalização, claro). E nem ouso comentar sobre o sentido do tráfego em algumas ruas centrais porque já existem “curiosos” e “palpiteiros” suficientes, muitos pensando tão somente no próprio “interésse”.

MAIS, AINDA, PREFEITO!

Sei que o Senhor tem se dedicado muito para melhorar a educação, a saúde e muitas outras coisas mais, até mesmo o estado das ruas, pavimentadas com paralelepípedos ou asfalto e se tudo não está qualificado como “ótimo” não é por falta de sua atenção. Entretanto, como a população de Bento Gonçalves se divide em “CABEÇA, TRONCO e RODAS”, não há a menor dúvida de que o caos do nosso trânsito lhe é atribuído em “dose máxima”. Por que, então, não ter sido feita, até hoje, licitação para contratar empresa especializada em ESTUDOS VIÁRIOS objetivando sanar ou, pelo menos, amenizar esse inferno diário? Estamos em ano eleitoral e, certamente, a busca da reeleição é normal. Portanto, nada o impede de tomar essa medida IMPERIOSA. Pense nisso, Prefeito Diogo! E me queira bem que não custa nada.

TEVE QUEM APLAUDIU!

Quando o ex-governador antonio brito estava no cargo, fui pródigo em lhe direcionar críticas, especialmente no que se referiu à “privataria” que promoveu, junto com o ex-presidente fhc, além das inacreditáveis – para mim, na época, mas “muito boas” para os amantes da “inciativa privada”, como se essa fosse a solução de todos os problemas – concessões de pedágios que, duvido, tenham tido a preocupação que eu tive de buscar todas as informações possíveis, ANTES dele nos aplicar o cercamento pedagiado das principais cidades do Estado. O tempo se encarregou de PROVAR aos recalcitrantes com quem estava a razão. Os “aplaudidores” admitiram? Alguns, sim, outros recolheram-se na sua teimosia.

SERÁ?

Mas, as “fantásticas” ações do brito foram além. Com o “apoio” de fhc, promoveu o “acerto de contas” com o governo federal. Obviamente, os “britistas” o aplaudiram novamente. A dívida do Estado girava em torno de 9 BILHÕES DE REAIS. O que foi arrecadado com a “privataria” da CEEE e CRT (venderam o patrimônio e as faturas para os felizes compradores cobrar dos incautos contribuintes, deixando grande passivo para esses mesmos incautos) deve ter sido utilizado para amortizar parte da dívida com o governo central. Pois bem, o Estado do RS pagou bilhões desde então. Entraram e saíram presidentes e governadores e a dívida foi crescendo assustadoramente. O govenador Leite fez novo “acerto de contas”. A dívida do Estado já está em 92 BILHÕES DE REAIS. Impagável, obviamente. E eis que Lula acena com a possibilidade de “estudar o caso”. Será?

Últimas

Primeira: Há muitos anos Bento Gonçalves quer porque quer ser um grande polo turístico brasileiro. Consegui projeção nesse sentido com o Vale dos Vinhedos e os Caminhos de Pedra. Mas, para atingir 50% do que é Gramado, muita coisa precisa ser feita;

Segunda: Começar pela ampla e total recuperação das rodovias que levam aos dois caminhos que oferecemos aos turistas seria de bom alvitre;

Terceira: Quem frequenta o Vale e os Caminhos frequentemente, sabe ao que estou me referindo. Fala-se em “ciclovia do Vale”. Que bom! Mas, qual o número de ciclistas que a utilizarão? Será quanto por cento dos veículos de turistas que por lá transitam? E pela Estrada Caminhos de Pedra?

Quarta: O trecho entre o encontro da RS-444, próximo ao bairro Barracão até a VRS-855 é um verdadeiro “solo lunar”. Pode isso, Prefeito? Em rodovia que leva a polo turístico? Pois é…;

Quinta: Novamente invoco sua atenção, Prefeito Diogo. Tenho recebido reclamações sobre a situação dos contêiners do lixo. Elas dão conta de que muitos moradores se preocupam com a separação do lixo, mas que os contêiners não comportam a quantidade resíduos e ficam no chão, sendo espalhados em alguns casos;

Sexta: Outra reclamação é sobre a lavagem dos contêiners de lixo, efetuada no mesmo local, causando sujeira residual e odores insuportáveis. Não há outra forma de se lavar esses contêiners, Prefeito Diogo?

Sétima: E por que não se instala mais contêiners em locais onde os atuais já não suportam a quantidade do lixo neles depositado? A quem compete tomar medidas para sanar essas irregularidades, afinal?

Oitava: Na terça-feira, em reunião-jantar no CIC-BG, com o Prefeito Diogo, o empresário Neco Argenta, proprietário do Grupo SIM, gigantesco conglomerado, mais conhecido pelos postos de combustíveis e o vice-presidente da XP Investimentos, Rodolfo Maragato, tive a oportunidade de perguntar ao Argenta o porquê da diferença de preços da gasolina entre seus postos;

Nona: Neco, humoradamente, disse que “a gasolina não é cara, tu é que ganha pouco”. Acertou nisso! Mas, a explicação de que o preço menor é porque “os postos vendem mais lá São Sebastião do Caí do que na Serra”, não me convenceu e, certamente, a muita gente mais;

Décima: As semifinais do Ruralito estão na mira da dupla Caju e Grenal. Segunda e terça-feira a Arena e o Beira-Rio estarão bombando. Que passem para a finalíssima os melhores, sem “apito amigo”.