VAI UM “ORÇAMENTINHO” AÍ?

Mudou de nome! Pelo menos no meu entender e no de muitos que acompanham as “coisinhas” levadas a efeito no Governo Federal e Congresso Nacional. Quando o indefectível e condenado, réu confesso, Roberto Jeferson, então deputado federal foi flagrado, não por “deleção premiada”, mas por VÍDEO E ÁUDIO recebendo propina EM DINHEIRO VIVO, denunciou a existência do, por ele chamado de “MENSALÃO” no Congresso Nacional, protagonizado pelo governo petista e seus aliados, houve “comoção nacional”, como se tais procedimentos fossem algo INÉDITO nos parlamentos federal, estaduais e municipais no Brasil todo. E agora? Agora o nome passou a ser “ORÇAMENTO SECRETO”.

OS “ALIADOS” ADORAM!

Essas práticas são exclusividade de executivos e legislativos brasileiros. O jornalista Edgar Lisboa, do Jornal do Comércio, que trabalha em Brasília há dezenas de anos, conhecendo bem os “porões dos poderes”, publicou nesta quinta-feira, página 17, excelente matéria – RECOMENDO A LEITURA – sobre o absurdo “ORÇAMENTO SECRETO” inventado pelo atual governo. Na semana passada comentei sobre os valores destinados ao presidente da Câmara dos Deputados e ao presidente do Senado Federal, ambos aliados do presidente Bolsonaro.

POR ISSO SÃO “ALIADOS”

Edgar Lisboa entrevistou Gil Castello Branco, secretário-geral a Associação Contas Abertas e este apontou que 357,5 milhões de reais foram “liberados” para Arthur Lira (PP) e 468,2 milhões de reais para o senador Márcio Bittar (União Brasil), também aliado de Bolsonaro. Castello Branco afirma que “faltam critérios técnicos, parâmetros socioeconômicos, etc., na distribuição dessas verbas milionárias”, e continua dizendo que “…o que até hoje se tem é uma distribuição de recursos para cooptar parlamentares para que votem conforme o governo deseja ou que passem a integrar a base governista”. Qualquer semelhança com o “MENSALÃO” petista será “mera coincidência” …ou não?

POLÍCIA FEDERAL EM AÇÃO

E a Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira, uma operação para desmontar um esquema de corrupção bilionária que envolve a participação de juízes federais, advogados, servidores públicos e empresários. Segundo as investigações, grandes devedores do Governo foram beneficiados por decisões judiciais e geraram prejuízos ao Fisco Federal. Ainda conforme a polícia federal, “houve condução ilícita nos processos fiscais de grandes devedores da União”. Que novidade, né? Todos sabem que esses “comunistas” aplicam golpes há séculos. As investigações são entre os anos de 2012 a 2016 e foram iniciadas em 2019. Esses “comunistas” pensam que podem tudo, né?

E ESSES “SUSPEITOS”?

Nesse processo todo, a polícia federal encontrou indícios de irregularidades como “vínculos suspeitos entre juízes e advogados”, “fluxos financeiros suspeitos”, “falsificação de documentos com simulação de intimações do governo federal, com prejuízo à Receita Federal em benefício de empresários”. Bem, quando o “SONEGÔMETRO”, criado pelos Procuradores da Fazenda Nacional, registra a sonegação de R$ 239.507.949.082,20 (é bilhões, mesmo) de 01 de janeiro a 20 de maio de 2022, dá para avaliar bem o que os “comunistas-socialistas” estão fazendo. Esses “suspeitos” aí não hesitam em enviar para outros países esse dinheirão sonegado. Será que isso tudo “dará em alguma coisa” ou “dará em nada”? A conferir!

E OS PEDÁGIOS?

Pois criaram uma “frente parlamentar suprapartidária” e de lideranças empresariais para buscar apoios no sentido do Estado suspender os leilões os Blocos 1 e 2 e para que o Bloco 3 (região da serra) seja revisto. Bem, o Bloco 3, que nos afeta, já deve ter sido homologado o leilão para a entrega à feliz concessionária. E tem havido muitas manifestações, totalmente contrárias, de pessoas nas redes sociais. Mas, certamente, não é o pagamento de pedágios o problema, é o VALOR das tarifas. Acontece que, como em 1997, a população ficou inerte, omissa e nada fez, com antecedência, para mostrar sua insatisfação. E agora? Oremos!

FENAVINHO E EXPOBENTO

De 9 a 17 de junho os pavilhões do Parque de Eventos abrigarão a realização da 30ª EXPOBENTO e a 17ª FENAVINHO, com mais de 450 expositores e a realização de grandes shows nacionais, regionais e locais. Mas, a partir de hoje a FENAVINHO já pode ser vivida de perto com os shows e vinho encanado, hoje e amanhã, na Via Del Vino. Vamos prestigiar?

ÚLTIMAS

Primeira: A programação da FENAVINHO para hoje, sábado e amanhã, domingo, deverá atrair bom público na Via Del Vino, certamente;

Segunda: A Operação tapa-buracos na ERS-444, no trecho do Vale dos Vinhedos, foi feita por quem? Por alguma empresa? E quem FISCALIZOU e conferiu o trabalho efetuado? Foi aprovado? Seria bom se checassem o trabalho efetuado, ANTES de pagá-lo;

Terceira: Inacreditável! O fato básico, elementar, secular, milenar de um homem olhar e admirar uma mulher está sendo inserido em “ASSÉDIO”. O ser humano quer acabar, mesmo, com seus princípios basilares de existência?

Quarta: E o que dizer do “racismo”? Se alguma pessoa de pele diferente da dita branca o acusar de a ter chamado de qualquer coisa, você poderá ser preso EM FLAGRANTE por racismo ou injúria racial (algo que precisa acabar urgentemente, diga-se) ou pagar dez mil reais para responder em liberdade a acusação. Sem provas ou testemunhas, só com a denúncia;

Quinta: É bom, portanto, andar pelo mundo olhando para cima ou para o chão, sem abrir a boca (pode haver “leitura labial”, entende?) e você poderá se ferrar. Aliás, só saia de casa para trabalhar e observando esses detalhes. É a “nova ordem brasileira”;

Sexta: O furto de fios de energia elétrica e outros bens só terminará quando acabarem com os receptadores;

Sétima: E quando haverá medida forte e definitiva para acabar com o absurdo “festival de fiação” que poluem os postes da cidade?

Oitava: Feliz de uma família que tenha uma pessoa como a Valéria Farina para cuidar, com amor e carinho, de seus familiares. Valéria foi incansável na dedicação ao pai, Emir Farina, a sua mãe e sua tia. Que Deus te abençoe, Valéria!

Nona: E por falar no Emir Farina, há que se lamentar o passamento de pessoas que construíram a nossa Bento Gonçalves. Perdemos muitos nos últimos anos. Teremos substitutos à altura? O tempo dirá!

Décima: Nesta terça, dia 24, a jornalista Ana Amélia Lemos será a palestrante na reunião-almoço no CIC/BG. Casa cheia, certamente. Reserve convite logo;

Décima-primeira: O Grêmio consegue se superar negativamente a cada rodada da segundona nacional. Aliás, creio que o Grêmio, sem contratações de titulares indiscutíveis, não subirá para a série A. Já o Esportivo figura no G4 do seu grupo. Menos mal.