A fraude é realidade!

Nos últimos anos, as chamadas fakes news (notícias falsas) poluíram, principalmente as redes sociais, tornando-as esgoto ainda mais fétido. Reputações são destroçadas nesse lixo, normalmente oriundo dos porões podres da politicanalhada brasileira e repassadas por aqueles a quem eu denominava “inocentes úteis”, mas agora já se pode concluir que de “inocentes” essa gente não tem nada. Como se já não bastassem as fakes news, surge a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL e as “deepfakes”. O prefeito de um município acabou de descobrir o que significa isso e já sentiu na pele as consequências. Sentiu que não é “invenção da imprensalixo”, mas uma arma poderosa, uma realidade palpável.

Querem destruir, só isso!

O prefeito referido teve sua imagem e voz inserida num vídeo no qual chamava os seus funcionários de “vagabundos”, algo que ele jamais havia dito. O vídeo REAL nada tinha a ver com as “falas”, pois era outro o contexto. O prefeito Diogo Siqueira, que tem por habito divulgar vídeos visitando obras ou eventos, não está livre de ter sua imagem e voz adulteradas, objetivando destruí-lo politicamente. Mas, o pior de tudo, é que existem políticos que atacam os que querem DISCIPLINAR o uso das redes sociais tendo por meta EVITAR as fakes news, as deepfakes e tudo o que possa prejudicar pessoas. Claro que o objetivo dessa bandidagem que se vale desses instrumentos é destruir adversários, inimigos ou desafetos. Algo precisa ser feito e com URGÊNCIA. Ou AINDA pensam que é ameaça à “liberdade de expressão”?

Toneladas de fios?

Pois é, em Porto Alegre o prefeito está agindo contra o “festival do horror visual” que representa a fiação aérea nos postes. Em pouco tempo, várias toneladas de fios, que estavam “enfeitando” os postes, foram retiradas e encaminhadas à reciclagem, deixando as ruas e a cidade menos poluída visualmente. Claro que ainda existem por lá centenas, quiçá milhares, de toneladas de fios que deverão ter o mesmo destino. E aqui, em Bento Gonçalves – que é tida como “destino turístico” – o visual não é diferente. Basta erguer os olhos e ver um emaranhado de fios suspensos (tipo panela de espaguete, sem molho) nos postes ou ligados a eles. Energia elétrica, internet, telefonia, tudo o que precisa de fios está ali.

Mas, tem que ser assim?

Quando o brito privatizou (por assim dizer) a CEEE, só não entregou às felizes concessionárias os custos trabalhistas que nós, povo, estamos pagando até hoje. Os postes, patrimônio da CEEE e do povo gaúcho, passaram para as concessionárias, juntamente com as faturas para cobrança de energia elétrica. Com o surgimento da internet, os postes passaram a ser alugados para as empresas provedoras, como já era feito para as de telefonia. A partir de então, com o grande número de provedoras de internet precisando passar os fios da fibra ótica, os postes viraram o que se vê atualmente. Mas, a quem cabe DISCIPLINAR isso tudo? Tem que ser assim? Esse “festival de espaguete” EMBELEZANDO a “cidade turística” que é Bento Gonçalves? Alguém responderá?

Claro que não!

Esta Coluna está nas páginas do Semanário há 45 anos. Várias administrações municipais passaram pela Municipalidade. Raras, porém, “se dão ao trabalho” de responder aos questionamentos da imprensa. E, obviamente, escancaradamente, a imprensa apenas atende aos questionamentos da comunidade, repassando-os a quem de direito. Tivemos, no passado, UM prefeito que jamais deixaria passar esses questionamentos (hora desses direi quem foi ele). Ele próprio respondia e esclarecia ou designava um subordinado para fazê-lo. Portanto, todos os que a mim dirigiram esses questionamentos, inclusive sobre a arrecadação e gastos com a iluminação pública, podem esperar sentados.

Quem diria, hein!

Pois o relatório World Inequality Lab 2022, que avalia a concentração de renda em nível mundial, aponta o Brasil como destaque negativo. O advogado Marco Antônio Birnfeld divulgou esses dados no Espaço Vital, que mantém no Jornal do Comércio. No relatório, se vê que, no Brasil, os 10% mais ricos detêm 59% da renda total, contra 45% nos Estados Unidos, 42% na China e 36% na Europa.

Quem diria, hein! II

Esse quadro se deve a um sistema tributário regressivo, em que os pobres pagam, relativamente, mais impostos. A considerar, também: a) concessão de subsídios; b) isenções e desonerações a quem tem influência política; c) um sistema educacional adequado para potencializar as diferenças. Segundo Birnfeld, “…esta é uma síntese dos pensamentos de Luís Eduardo Assis, economista e ex-diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil, cujo artigo foi publicado no jornal O Estado de São Paulo e que está tendo fantástica repercussão.” Pois é… QUEM diria, né?

Últimas

Primeira: Interessante isso, não? Quem poderia imaginar que os ricos pagam MENOS IMPOSTOS do que os pobres! Talvez o ministro Haddad também entenda isso e foi motivado a uma mobilização para fazer com que os ricos paguem mais impostos;

Segunda: O ministro da economia está buscando aumentar a arrecadação. A tentativa de acabar com a “farra das desonerações” foi barrada. Talvez, essa ideia de fazer os ricos pagarem MAIS impostos seja barrada também. A pressão sobre os parlamentares – muitos podres de ricos também – será intensa para impedir, certamente;

Terceira: Os confrontos que se têm visto motivados por divergências no campo futebolístico superam a tudo o que se possa tolerar, em termos de “relacionamento humano”. A mente lesada de muitos, até mortes tem provocado;

Quarta: O futebol, esporte que apaixona a maioria das pessoas e que, por isso, deveria motivar o surgimento de amizades, de confraternização, transformou pessoas, antes tida como “normais”, em potenciais assassinos e/ou arruaceiros, predadores perigosos;

Quinta: Quando a televisão começou a mostrar jogos ao vivo, imaginava-se que os estádios teriam reduzido público. Mas, o que se constatou é que NO ESTÁDIO as emoções são intensas, diferente da sala com aparelhos de televisão, mesmo que de tamanhos grandes;

Sexta: Será que as “autoridades competentes” irão tomar medidas fortes, contundentes, contra essa corja de baderneiros, arruaceiros, potenciais criminosos, visando proteger a maioria que frequenta estádios para se divertir, assistindo ao seu time jogar?

Sétima: Enquanto isso, o Grêmio entendeu por bem – “sugestão” de Renato? – entregar a Recopa Gaúcha para o São Luís. Hoje, última rodada do Ruralito, fase classificatória, é para a dupla Grenal cumprir tabela. As fases quentes definirão o título que, como dizem os colorados, “não vale nada”. Será que não?