MOVELSUL VEM AI!
Promovida pelo SINDMÓVEIS (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves) e realizada desde 1977, a Movelsul Brasil é a principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais. Um evento com grande potencial de negócios no mercado interno atraindo lojistas e as principais redes de varejo, compradores corporativos, investidores, arquitetos e forte atração de importadores dos principais mercados-alvo da indústria brasileira de móveis. De 17 a 20 de fevereiro de 2025, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves será palco desse evento que projeta o município e a indústria moveleira. O turismo de negócios estará bombando. Será o momento para mostrarmos nossa fidalguia e receptividade para com os visitantes.
NÃO PODE TUDO, NÃO!
Pois é, um vereador, pensando que a tal de “imunidade parlamentar” é salvo-conduto para abrir a boca e falar tudo o que quiser, decidiu que havia surgido um momento ímpar na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Em seu “discurso imune”, ele chamou, do plenário, o magistrado, que havia concedido liminar, em ação movida por uma vereadora, impedindo uma votação, de “canalha” e “juiz de bosta”, repetindo o “festival” de agressores verbais em entrevista para a Rádio Gaúcha. Obviamente, como um juiz não é um politico qualquer para ser alvo calado de ataques rasteiros como esse, as ofensas foram repudiadas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e pela Associação dos Juízes do RS (Ajuris). Agora, na justiça, ele descobrirá que não, não pode tudo.
E DÊ-LHE PEDÁGIOS!
Boa parte da população que será afetada, diretamente, pelas novas praças de pedágios que estão sendo programadas pelas “autoridades competentes”, se mobiliza, pelas redes sociais, com o objetivo de tentar – sim, tentar – impedir a concretização da pretensão. Desde o primeiro momento, quando ouvi as informações de que o ex-governador antonio brito gestava pedagiamento no Rio Grande do Sul, me posicionei CONTRA. O motivo, elementar, era simples: Foram construídas centenas, quiçá milhares, de rodovias no Brasil com os governantes utilizando a montanha de dinheiro arrecadada pela então TAXA RODOVIÁRIA ÚNICA. A atual BR-470, antiga Rodovia São Vendelino, por exemplo, foi aberta, construída e asfaltada SEM PEDÁGIOS.
E DÊ-LHE PEDÁGIOS! II
Dispensável dizer-se que o número de veículos na época era substancialmente menor que agora e o valor da TRU era beeeemmmm menor que o do atual IPVA. ICMS sobre combustíveis também não existia, mas o Imposto Único sobre Combustíveis e Lubrificantes, bem como o festival de impostos que são sacados, a fórceps, agora, dos proprietários de veículos. Na época do antonio brito, fui atacado por defensores de pedágios com o argumento que “era melhor pagar do que transitar por rodovias esburacadas”. Mas, raros questionavam o PORQUÊ das rodovias estarem esburacadas. O DAER, por exemplo, é bom lembrar, tinha papel crucial no processo, seja na construção e/ou manutenção das rodovias. Deixaram o DAER e as rodovias sucatearem. Será que foi para justificar o pedagiamento?
TÊM AUMENTOS, SIM!
Preparemos nossos bolsos! A partir de hoje, os pedágios da região da serra estão com aumento. O de Carlos Barbosa, que era de R$ 9,90, passou para R$ 10,40; o de São Sebastião do Caí, que era R$ 12,30, aumentou para R$ 13,00. Antes, para percorrer os 89 km, pagávamos R$ 44,40, agora pagamos R$ 46,80. E ANTES, quando O PEDÁGIO – uma só praça, em Portão – era COMUNITÁRIO, se pagava R$ 6,50 SÓ NA IDA. Com a arrecadação do pedágio comunitário foi duplicado o trecho de Scharlau a São Vendelino. POR QUE, então, o governo do Estado não passou a tarifa para uns R$ 20,00 e assumiu as obras que, a rigor SEMPRE FORAM DE SUA RESPONSABILIDADE, VALENDO-SE DA MONTANHA DE IMPOSTOS PAGOS PELOS PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS?
E TÊM MAIS…
Sim, o GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, juntamente com os demais Estados, aumenta, a partir de hoje, 1º de fevereiro, o ICMS – IMPOSTO ESTADUAL – de R$ 1,37 para R$ 1,47 por litro de gasolina. Pois é, o ICMS, que foi reduzido pelo Bolsonaro de 30% para 17%, agora está em 24%, na média. A continuar nesse ritmo, breve pagaremos a gasolina o absurdo de 2021 e 2022, ou seja, algo tipo R$ 8,00.
Últimas
Primeira: O Brasil, computando municípios, Estados e União, precisa, imperiosamente, conter gastos. “Gastar menos e melhor”, dizem os “experts”. Mas, eles não dizem quais gastos precisam ser contidos, controlados. E eles sabem, sim, muito bem quais são esses gastos. Só não têm a coragem de dizer;
Segunda: Interessante! PIB cresce; desemprego chega aos menores patamares já medidos; a massa salarial aumenta e a prévia da inflação de janeiro, 0,11%, a coloca dentro do patamar estabelecido. Mas, os gastos públicos crescem, como a arrecadação (mesmo com as centenas de BILHÕES sonegados). E a SELIC “precisa” ser aumentada em 1% – 13,25% a.a.;
Terceira: Esse 1% de aumento na SELIC significa que os juros pagos na dívida pública, em 2025, superarão UM TRILHÃO de reais. Mas, será, mesmo, que o aumento na SELIC está “controlando a inflação” ou “engrossando” a conta dos rentistas? Vai saber…
Quarta: Será que o fato de SEMPRE terem em quem jogar “a culpa” pelo aumento brutal de preços nada tem a ver com a ganância e a busca incessante do “lucro fácil”? Exportar itens importantes a torto e a direito, em razão da subida claramente especulativa do dólar mundialmente, deixando o mercado interno desabastecido, também?
Quinta: E o que dizer dos que venderam, em todo o Brasil, 800 toneladas de carne que ficou submersa na enchente trágica no RS? Já sei! Tentaram abastecer o mercado, possibilitando que “os pobres” pudessem comer carne. Gente fina, eles, não? Gente “do bem e de bem”, né?
Sexta: Importações reduziram. Culpa da “Taxa das Blusinhas”, ironicamente assim chamada por quem NÃO TEM QUE ENFRENTAR a concorrência desleal dos produtos que entravam no Brasil SEM pagar impostos. Os empresários PEDIRAM a criação desse imposto, por questão de sobrevivência e de poderem dar emprego a brasileiros. Difícil entender isso?
Sétima: Motoristas afoitos já colocaram as barbas de molho ao transitarem pela BR-470, entre Bento e Carlos Barbosa? Não? Então é melhor colocar. O CTB, no quesito “multas por infrações”, está sendo aplicado adequadamente pela PRF;
Oitava: Quem diria, hein? O “Ruralito” virou Copa do Mundo para Grêmio e Inter. Vai ver que é por isso que pênaltis e expulsões viraram algo “normal”, né?