Parabéns, Esportivo!!!

Laudir Miguel Piccoli, na presidência, liderando uma equipe de dirigentes abnegados, uma comissão técnica fanaticamente responsável e um plantel de atletas que se comprometeram com o Clube Esportivo Bento Gonçalves, entregando-se ao máximo dentro e fora do campo, só poderiam esperar o coroamento de toda essa dedicação ao alviazul. O técnico Carlos Moraes foi notável, seja taticamente (deu um nó até no Juventude), seja nas escalações ou administrando o time e o plantel. Como conselheiro do Clube, testemunhei o engajamento de todos em torno do objetivo comum e maior: reconduzir o Esportivo ao seu verdadeiro lugar na hierarquia do futebol gaúcho.

Parabéns a todos!!!

Mas, certamente, o Laudir precisaria contar com apoiadores incondicionais para poder levar a bom termo a caminhada do Esportivo. Despolitizado, o Esportivo contou com esses apoiadores: uma diretoria unida, empresas, simpatizantes e torcedores atenderam ao chamado da diretoria. O resultado superou as expectativas. Agora, contra o Internacional, o Esportivo buscará o suprassumo da superação: chegar às finais do Gauchão. Mas, se não conseguir, o ano de 2021 já reserva para o Clube a Copa do Brasil e o Brasileirão série D. E Viva o ESPORTIVO!!!!

O ódio e a intolerância

A cada dia recrudesce a disseminação do ódio e da intolerância. Havia quem pensava, como eu, que petistas e bolsonaristas eram idênticos nos seus posicionamentos. Creio que todos erramos. O que está se vendo nas redes sociais e, até mesmo, nos blogs de autointitulados “influenciadores digitais” já ultrapassou os limites da sanidade mental. Já está comprovado (e desafio alguém contestar, provar o contrário e a coluna está aberta para tanto) que há apoiadores do bolsonarismo que superam os mais fanáticos petistas.

Nem as leis podem conter?

Esse tipo de gente não se satisfaz em defender, incondicionalmente, suas ideias. Eles difamam, injuriam, caluniam, ameaçam de morte pela internet ou, mesmo, ao vivo, aqueles que “ousam” comentar algo sobre e contrário aos interesses de Bolsonaro, por mais verdadeiro e comprovado que seja. A diferença é que o lulopetismo defendia e defende seu líder ignorando qualquer coisa que vá de encontro às suas convicções, mas sem o potencial raivoso deles.

Ou podem?

Mas o bolsonarismo é diferente e começa com seu líder, que se preocupa em atacar o PT – que já está aniquilado -, justificando, inclusive, seus erros com “o PT também fez”. E nem a Constituição ou a justiça consegue conter esse ódio e intolerância. Obviamente, quem perde são os brasileiros conscientes, apartidários, que pensam NO BRASIL apenas. E, claro, o próprio BRASIL, como Nação, perde o respeito internacional. E isso está claro no que se lê na imprensa mundial e nos pronunciamentos das principais autoridades, inclusive dirigentes de países parceiros comerciais.

Nem a pandemia pode controlar?

Vivemos os piores tempos dos últimos duzentos anos, em todo o Planeta Terra. Uma pandemia assola a TODOS os países e seus povos. Seria o momento de haver uma união global no combate ao inimigo comum, mas, o que se vê no Brasil? Politização de TUDO, inclusive na medicação, o quê, certamente, passaria sem maiores percalços se Bolsonaro e “seu amigo” Trump (que, “casualmente”, mudou de postura) não tivesses se arrogado o direito de “receitar” remédios. Bem, se nem uma pandemia que está matando milhares, diariamente, consegue conter esse ódio e intolerância, o que nos resta esperar? Bom senso? Ou uma guerra ideológica fratricida?

Um desastre total!

De uma coisa todos estão certos: o mundo todo está sendo assolado por uma desgraceira total, onde vidas estão sendo tolhidas pela pandemia e a economia das nações também. O Produto Interno Bruto – PIB – de todos os países está levando um tombo, um baque sem precedentes na história. Nos Estados Unidos, a queda do PIB no trimestre foi de 32,9%. E o Brasil, por certo, não terá melhor sorte. Creio que a queda do PIB brasileiro será de DOIS dígitos, mesmo que alguns pensem diferente. E o pior de tudo é que não se percebe ações concretas do governo no sentido de, pelo menos, liderar um projeto de retomada do crescimento. Esperar um 2021 muito pior do que 2020 não é pessimismo, é realismo.

Últimas

Primeira: Quando Lula assumiu o governo, em 2002, pensei que iria fazer uma devassa na “privataria tucana”, no “caso BANESTADO” e em outros, além do famoso “Rouboanel paulista”, reforçado pelo “trensalão paulista” e o “mensalão do PSDB”. Nada! Ignorou tudo!  

Segunda: Aqui, na coluna, mencionei o que constatei na década de 1990, acessando o Banco Central e as movimentações nas contas CC5. Era claríssimo que estava havendo remessas ilegais de dinheiro para o exterior;

Terceira: Antes por fhc, depois por Lula, nada foi feito para, no mínimo, investigar isso tudo. O tempo passou e o “esquecimento” tomou conta. Agora, eis que ressuscitam tudo. Interessante! Mas, já não prescreveu?

Quarta: A pergunta que não quer calar: o quê poderia ter no gabinete de um deputado ou senador que deve ser “sigiloso” e não pode sofrer busca e apreensão?

Quinta: Um advogado jubilado escreveu artigo no Jornal do Comércio do dia 29, página 4 (recomendo a leitura), sob o título “Reforma Tributária e os dois Brasis”. Nesse artigo, ele comenta o fato de SEMPRE se buscar RECEITAS, não REDUZIR despesas no Brasil;

Sexta: Ele diz que, em 2019, foram concedidos 350 bilhões de reais em subsídios para empresários, os quais não corresponderam, proporcionalmente, em criação de empregos;

Sétima: E o salário-família, abonos salariais e o Bolsa Família (que antes considerado “compra de votos” e agora “ajuda aos menos favorecidos”) foram, em 2019, de apenas 49 bilhões;

Oitava: Teremos que torcer, agora, para o Esportivo e Novo Hamburgo,  jogos em Porto Alegre, para viabilizar a decisão do Gauchão entre o Esportivo X Caxias. Dá-lhe Tivo!!!