Agora podem multar!
Os proprietários de veículos que pagam em dia seu IPVA agora podem se sentir menos injustiçados. Sim, porque milhões de carros circulam com o IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – devidamente pago, enquanto muitos, mas muitos, mesmo, não “tão nem aí” para esse tributo, ocupando espaço nas ruas, rodovias e estacionamentos. As regras, FINALMENTE, mudaram. Antes, se circulava com o IPVA não pago e só era multado e/ou recolhido o veículo se o mesmo fosse ABORDADO por uma autoridade de trânsito. Pois isso mudou.
Finalmente…
Agora, um veículo flagrado por CÂMERAS DE SEGURANÇA ou, mesmo, por um agente, que olhe e que cheque no sistema pela internet, constatando o débito do IPVA, poderá MULTAR o veículo. Assim, o infrator receberá em casa a Notificação de Multa. Isto, certamente, é um aviso do que virá brevemente: as notificações de multas feitas através de câmeras de segurança, o que, convenhamos, seria bom, já que muitos condutores “se aproveitam” do fato de poderem transgredir impunemente. Há, não poucos, que fazem conversões ignorando faixas amarelas contínuas e, até mesmo, divididas por tachões refletivos, à direita ou à esquerda, oferecendo perigo a todos, em manobras obviamente ilegais e passíveis de multas.
E o nosso trânsito?
É de difícil compreensão o que se vê, diariamente, em qualquer horário, no trânsito de Bento Gonçalves, notadamente na área central. O que é fácil de constatar é que muito do caos se deve a falta de medidas que possam viabilizar um trânsito menos conflituoso, seja para veículos ou para pedestres. O quadrilátero central está submetido ao “deus dará”. Semáforos fora de sincronia e até mesmo mal localizados, além de tempos de sinal inadequados, já que o fluxo de veículos muda; pedestres que ignoram que é mais, muito mais, fácil eles pararem do que um veículo; motoristas “sem noção” fazendo manobras inacreditáveis, não obedecendo as sinalizações e regras básicas de circulação, etc. Enquanto isso, um ESTUDO TÉCNICO segue incógnito.
E os de sempre pagam…
Se for alguém do governo federal a reclamar da SELIC, o dólar dispara e a Bolsa cai. Então, a pergunta é: QUANDO os verdadeiros gargalos dos gastos públicos serão contidos? Respondo: NUNCA, porque os privilegiados detêm muito poder para NÃO os conter. Assim sendo, os super-ricos continuarão a usufruir das benesses governamentais, inclusive as tributárias – os assalariados continuarão a pagar imposto de renda (?) por receberem mais R$ 2.259,90 -, e os demais apaniguados continuarão com suas “vantagens” que o povo, que os paga, sequer podem sonhar. Então, como somos os “de sempre”, continuaremos pagando essas contas por muitas gerações, ainda.
É para quando?
Convenhamos que, mesmo a parcela mais “tô nem aí” da população SABE quais são os gastos que PRECISAM ser contidos. O pente-fino nos gastos sociais precisa ser aplicado? Sim, mas as prefeituras são os astros disso. Aqui, em Bento, a Prefeitura está agindo, mas em outros municípios, são 5.570, estão? E QUEM já ouviu falar – senão pela ministra Simone Tebet – em “corte de gastos” nos privilégios e privilegiados? Renúncias fiscais, elisão fiscal, privilégios absurdos a poucos, teto de gastos no SETOR PÚBLICO, previdência do funcionalismo (falam no INSS, apenas), emendas parlamentares, excesso de “assessores”, etc. E o que dizer da DÍVIDA PÚBLICA, indexada à taxa SELIC? O Banco Central acaba de aumentá-la para 11,25% e QUEM reclamará?
Mais um “Trenzinho da Alegria”?
Acreditem, o Governo do Estado fará viagem internacional levando “comitiva” de 41 pessoas. Serão NOVE deputados estaduais (o deputado Guilherme Pasin não fará parte disso); OITO secretários; assessores do governo e da Assembleia, além de prefeitos. A “comitiva” terá agendas em Toquio, Pequim e Shenzhen. Resta saber O QUÊ nós, povo que pagaremos essa conta, ganharemos com isso e que “benefícios” essa comitiva toda trará para o Rio Grande do Sul. Serão duas semanas de “árduo trabalho”, talvez, para compensar os, aproximadamente, meio milhão de reais da viagem, só da Assembleia Legislativa. E o vice-governador, que viajou para a Índia, acompanhado por CINCO deputados, retornou sábado passado, certamente trazendo inúmeros “benefícios” ao povo gaúcho. Vamos cortar “gastos sociais”?
Últimas
Primeira: É possível se saber o quanto essas viagens custam para nós, povo, considerando-se os 5.570 municípios, 26 estados, o Distrito Federal e o governo federal. Mas, certamente, uma pesquisa dessas seria terrivelmente complicada. Obviamente, os valores atingem patamares inimagináveis. Mas, vamos cortar “gastos sociais”?
Segunda: E o “trenzinho da alegria” não fica só em “viagens” desse tipo. Há municípios em que os “nobres, valorosos e importantes” representantes da comunidade, os VEREADORES, decidiram aumentar seus salários, a partir de janeiro de 2025;
Terceira: E há municípios em que os vereadores quase dobraram o valor dos salários, como em Belém, capital do Estado do Pará. Em Vitória, capital do Estado do Espirito Santo, a vereança teve um autoaumento de “módicos” 97%. E ainda existem os “peitudos” que querem cortar gastos sociais, os que matam a fome dos pobres e miseráveis;
Quarta: Quando alguém pergunta: Para que servem os vereadores? Por que custam tão caro? Como se pode responder a elas, principalmente a quem frequenta as sessões ou as assiste pelas transmissões televisivas? Será que TODOS merecem o que ganham?
Quinta: Brasília, mais precisamente o STF e o Congresso Nacional, foram alvos de atentado a bombas, com o autor morrendo. Repete-se o ocorrido em dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Repetem-se, também, os absurdos das tentativas de “esquerdizar” ou “direitizar” o atentado;
Sexta: Na verdade, todas essas mazelas têm cunho político-partidário, potencializado por mentes obtusas e maldosas que semeiam ódio pelas redes sociais e em perfis pessoais e, mesmo, ligados a meios de comunicação alternativos;
Sétima: Quando o naturalista Auguste de Saint-Hilaire disse, no início dos anos 1800, que: “- Ou o Brasil acaba com a Saúva ou a Saúva acaba com o Brasil”, não imaginou que sua frase cairia como um luva nos tempos atuais do Brasil. Muitos devem estar satisfeitos com os “frutos” de sua estupidez extremista;
Oitava: A frase de Saint-Hilaire deveria ser adaptada, HOJE, para: “Que o Brasil acabe com o extremismo político-partidário e com os esgotos mentais nas redes sociais, ANTES que acabem com o Brasil”. Semana que vem comentarei a respeito do que os que têm corruptos de estimação pensam;
Nona: E visite Monte Belo do Sul, neste fim de semana. Aproveite a “Vieni Vivere La Vita Festival”, onde gastronomia, cultura, música, vinhos, espumantes e alegria serão atrações imperdíveis.