BOM-DIA, PREFEITO DIOGO!

A Coluna lhe dá o “bom-dia” quinze dias depois de sua posse porque as notícias emanadas de Brasília, diariamente, são por demais contundentes para não serem comentadas por qualquer um que tenha espaços na imprensa. E me dirijo diretamente para o cumprimentar pela eleição, juntamente com Amarildo Lucatelli. Como já exerceu essa função executiva no município de Santa Tereza, mesmo que de menor porte, certamente detém todas as condições para ter uma profícua gestão, que é o que a coluna lhe deseja. Todavia, há que se destacar que foi absolutamente desnecessário, sob o ponto de vista da COMUNIDADE, ter nomeado vereadores eleitos para cargos no executivo, com o claro objetivo de alçar SUPLENTES para a Câmara Municipal.

NÃO HAVIA COMPETENTES?

Nesses casos, Prefeito Diogo, as pessoas conscientes da comunidade questionam: “Havia necessidade de colocar VEREADORES eleitos nas secretarias? Não há ninguém competente entre os funcionários concursados ou, mesmo, na população, com tantos desempregados? Por que colocar QUEM não foi eleito para assumir a vereança? Ah, sim, claro, sempre há “interésses” políticos nesses casos. Mas, não é mais do que hora de se acabar com essas “coisinhas” partidárias? Alguém terá que começar em algum momento, não é mesmo?

UM DIA TERÁ QUE MUDAR!

As “negociações políticas”; o “toma-lá-dá-cá” institucionalizado no Brasil; as “adesões” oportunistas de políticos visando seus próprios “interésses”; o absurdo, estúpido, inaceitável e desnecessário número de partidos, bem como o “vai-e-vem” de políticos trocando de partidos, TÊM que acabar. Breve o povo se dará conta, podem apostar. De qualquer forma, sucesso, Prefeito Diogo!

ALARME FALSO!!

Muitos pequenos e micro empresários pensaram que, finalmente, o absurdo inconstitucional, chamado IMPOSTO DE FRONTEIRA ou Diferencial de ICMS havia sido extinto com a votação pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Mas, pelo que se constata, SMJ, não é bem assim. Algumas empresas, as que têm faturamento (vendas) anual de até 360 mil reais, 30 mil reais por mês (as que emitem cupons ou notas fiscais, claro), é que terão esse benefício. As empresas (as que eles entendem de “pequeno porte”) continuarão a pagar essa excrescência. Ou melhor, como TODOS sabem, o CONSUMIDOR continuará a pagar esse imposto estúpido, em duplicidade pois o ICMS é pago juntamente com o SIMPLES NACIONAL. Foi alarme falso sua extinção.

QUEREM SONEGAÇÃO?

Pelo jeito, nossos ilustríssimos deputados estaduais e o governo do Estado querem forçar a SONEGAÇÃO. Sim, porque muitos farão “o possível” para não ter que recolher esses impostos duplos, como o Imposto de Fronteira (Difal) e a Substituição Tributária. E tudo poderia já ter sido resolvido se não fosse a morosidade do Supremo Tribunal Federal, pois o ministro Gilmar Mendes, desde novembro de 2018, está com o seu voto pendente porque “pediu vistas” e ainda não resolveu trabalhar no processo, cujo resultado parcial está indicando a INCONSTITUCIONALIDADE do Imposto de Fronteira. Parece que estão “incentivando” a sonegação, “pelamordedeus”.

INTENSIFICAR A LUTA!

 A FECOMÉRCIO e o Sindilojas Regional Bento Gonçalves entraram com o processo de inconstucionalidade e o acompanhavam em Brasília. Porém, como tudo no Brasil depende visceralmente da política e dos políticos, há que se obter aliados POLÍTICOS, além, certamente, de TODAS as entidades representativas de empresas (menos a que pediu a criação do imposto) para pressionar o Supremo Tribunal Federal para que CUMPRA com seu dever e termine o julgamento sobre a inconstitucionalidade do Difal ou Imposto de Fronteira para TODAS as empresas que aderem ao Simples Nacional. Não há como as empresas do Simples seguirem com esses impostos DUPLOS. A LUTA contra há que ser intensificada, com urgência!

OS “AUMENTINHOS”!

O massacre enfiado goela abaixo dos brasileiros com os preços dos combustíveis, gás, energia elétrica, produtos alimentícios de primeira necessidade é atribuído à “pandemia”. Alinhar as tarifas públicas ao dólar e aos preços internacionais “não têm nada a ver”, né? A quebradeira mundial de 2008 e 2009 deveria ser consultada e estudada por aqueles que falam em “quebrou o Brasil’. Quem quebrou, mesmo? Por quê? Querem dados? Eu lhes forneço ou digo como obtê-los.

ÚLTIMAS

Primeira: O prefeito reeleito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, não nomeou vereadores para o secretariado. Um exemplo a ser seguido, sem dúvidas;

Segunda: Santa Catarina, com 30% menos população que o RS, vende mais carros. Por que será, hein? Algo a ver com o ICMS sobre combustíveis? Valor do IPVA? Valor dos pedágios? Estado das rodovias?

Terceira: A vacina, com atraso, está chegando. Espero que os usuários de cloroquina, ivermectina, creolina, chá de losna, etc., façam a gentileza de fazer DECLARAÇÃO expressa que não querem ser vacinados;

Quarta: E se espera, também, que os detratores do Hospital Tacchini não o procurem caso tenham sintomas, mesmo leves, da covid19. Deixem para quem sabe da importância vital dele para Bento e região. Continuem exigindo dos médicos o “kit precoce”, assumindo as consequências;

Quinta: Aliás, se essas “gentes” se interessassem em saber o que é o Hospital Tacchini, os serviços que presta e o que representa para a região toda, certamente não pagariam micos nas redes sociais. Se situem, por favor! Até o ridículo tem limites;

Sexta: Prefeito Diogo, minha primeira sugestão é: por favor, mande checar os quebra-molas da cidade. Certamente ficará surpreso em saber que 98% deles são ILEGAIS, não atendem a legislação;

Sétima: E por falar em ilegalidades, a RS-446 e a RS-122 receberam trechos de recapeamento, mas continuam SEM A SINALIZAÇÃO DEVIDA, mesmo tenho sido liberadas ao tráfego. Pode isso, senhores do DAER?

Oitava: Vereadores de várias cidades abriram mão do pagamento do celular PELO POVO. Mas, se “a lei faculta” (a lei que eles mesmo fazem) podem gastar do próprio bolso, ao invés daquele do povo? Isso não “prejudicará” seu “importante” trabalho pela comunidade? E futebol só na semana que vem.