Passará! Ou não?

Ou passará? Refiro-me a um dos itens da tal de “reforma tributária”, proposta entregue na Assembléia Legislativa pelo governador Eduardo Leite. Inicialmente, havia a eliminação do famigerado e inconstitucional Imposto de Fronteira ou Diferencial do ICMS, assim considerado não só por mim, mas por quatro ministros do STF, tendo apenas UM desfavorável, até o Gilmar Mendes pedir vistas e não se ter pronunciando até hoje (desde novembro de 2018), prevista na reforma do Eduardo Leite. Eis que, agora, a proposta joga o final desse imposto, que massacra micros e pequenas empresas, para 2022. Será que os deputados votarão a favor? Deixarão passar essa excrescência?

Tem quem goste?

Esse absurdo imposto que é pago, antecipadamente, só pelas empresas do Simples Nacional, no RS, tem sua constitucionalidade julgada e pendente há mais de UMA DÉCADA. Sim, a governadora que conseguiu convencer, com apoio de mídia comprometida, de que havia chegado ao “DÉFICIT ZERO” nas contas do Estado, foi ajudada a inventar esse imposto. Só as micros e pequenas pagam, as demais se creditam dele e pagam na venda. Vale o mesmo para a Substituição Tributária, outro massacre aos micros e pequenas empresários. Mas, tem quem goste, não é mesmo? Notadamente os governos que prometeram acabar com tudo isso, mas, depois, “esqueceram”.

É pra quando, STF?

O julgamento no STF, que está pendente com “vistas” de Gilmar Mendes, com 4 votos favoráveis e um contra, contou com a presença do presidente da FECOMÉRCIO e com o presidente do SINDILOJAS Regional Bento Gonçalves, Daniel Amadio. Em maio de 2020 a FECOMÉRCIO solicitou a retomada do julgamento da inconstitucionalidade ao presidente do STF. Numa crise econômica dessas, o que o Toffoli está esperando? Claro que as entidades representativas deverão pressionar a Assembleia Legislativa para barrar essa pretensão e eliminar os absurdos JÁ, sem esperar pelo STF.

Ferve o caldeirão!

Esta semana foi pródiga em notícias que deixaram e ainda deixarão muita gente “de bem” e “do Bem” sem dormir no Brasil. A delação premiada do “doleiro dos doleiros”, com o pagamento de UM BILHÃO de reais de multa, coloca na berlinda e provoca insônia pelo muito que ele, DARIO MESSER, tem para contar ao ministério público, para a policia federal e para a justiça. Se ele contar tudo o que sabe e fez só no CASO BANESTADO, terá muitos desses que “lutam”, foram às ruas protestar, financiaram blogueiros, acusaram partidos e políticos, tudo e todos “contra A CORRUPÇÃO”, notadamente políticos e empresários (e alguns “maria-vai-com-as-outras”, paus mandados, inocentes (?) úteis, etc.) que terão muitíssimas explicações a dar, processos a responder e prisões para cumprir. Êta, brasilzão porreta, sô!!!

Quem poderia saber?

O 01, Flávio Bolsonaro, afirma, categoricamente, que “não sabia que o seu assessor primeiro, Fabricio Queiroz, depositava dinheiro em espécie na conta de sua esposa”. Aliás, a Rede Globo (“lixo”, como dizem, agora, os bolsonaristas, imitando os petistas que a chamavam de “golpista”), divulgou, mostrou com a apresentação de PROVAS obtidas pelo Ministério Público, as falcatruas constatadas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, onde o 01 exerceu mandato de deputado. E foram muitos os deputados envolvidos, pelo que os bolsonaristas questionam “por que não falam dos outros”, minimizando as ações pouco republicanas do 01. Não entendem que se o “Chico Farofeiro” e um figurão cometerem o mesmo crime, o figurão será muito mais cobrado. E o 03, Carlos Bolsonaro, vereador, é a “bola da vez”. O que sairá da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro agora?

É contra ou a favor?

Quem, como eu, pesquisou a atuação dos candidatos nas eleições presidenciais de 2018 sabe, muito bem, que o senhor Jair Messias Bolsonaro era frontalmente CONTRA as privatizações e detonou várias vezes o ex-presidente fhc pela “privataria tucana”. Na campanha, da qual não participou de nenhum debate, passou a se declarar “liberal”. Eis que, agora, com o privatista-mor no ministério da Economia, Paulo Guedes, já há demonstrações de que “não é bem assim’. Só foram privatizados pedaços de estatais. Mas, Guedes pretende privatizar as “joias da coroa” (Banco do Brasil, Caixa e Correios). Já com a Petrobrás o furo é mais embaixo. Considerando-se que só os Correios dão prejuízo, é de se esperar os próximos capítulos.

Últimas

Primeira: Será que o Instituto Datafolha não será considerado “comunista”? A última pesquisa aponta crescimento de 34 para 37% de aprovação do governo Bolsonaro. Será que o “auxílio emergencial” tem algo a ver com isso?

Segunda: Claro que o Datafolha mentiu nas pesquisas feitas sobre presidentes anteriores, desde Fernando Collor. No mesmo período de governo, Lula tinha a mesma aprovação e Dilma tinha quase o dobro, ambos no primeiro mandato;

Terceira: E o “centrão” Câmara conseguiu emplacar o “líder do governo”, colocando um deputado do PP, que substituiu um do PSL (governista). Será que a “esquerdalha” tem razão quando diz que “querem garantir que não haverá impeachment”?

Quarta: O site oantagonista.com noticia que o novo líder é acusado pela empresa Galvão Engenharia mais de 5 milhões para intermediar negócios com estatal COPEL, do Paraná. Gozado, né?

Quinta: Incrível o que dizem pessoas e grupos, e atacando o STF e quem quer que seja que “ouse” tomar qualquer atitude que contrarie suas “ideias e pensamentos”;

Sexta: Taxa de juros SELIC foi reduzida para 2% AO ANO. Resta saber como o povo e as empresas serão beneficiadas por isso. O que se sabe é que tarifas bancárias subiram muito acima da inflação oficial;

Sétima: Há diferença entre “isolamento” (a pessoas de alto risco) e “distanciamento” (para ser cumprido por TODOS). Que cada um faça a sua parte;

Oitava: Inter dispara, célere, rumo ao título do Brasileirão 2020. E o Esportivo apresentará o seu livro de 100 anos