A sinaleira sumiu!
De 18 a 25 de setembro acontece a SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO. Tenho visto e recebido inúmeros contatos para reclamar e/ou sugerir alterações no nosso trânsito. Bento carece, há muito tempo, de um estudo profundo sobre o sistema viário. Mas, há coisas que caem de maduras, saltam aos olhos e, mesmo assim, permanecem sem alterações ao longo do tempo. Vamos a algumas delas. O primeiro exemplo é a sinaleira que o ex-prefeito Aido José Bertuol instalou, ainda na década de 90, no cruzamento das ruas General Osório com a 13 de Maio. Tão logo assumiu o novo prefeito, Darcy Pozza, mandou retirá-la, no início de 1997. Passaram quatro mandatos de prefeitos (inclusive os dois de Pozza) e mais quase metade do atual e o cruzamento continua SEM sinaleira.

Continuará assim?
A equipe de Aido José Bertuol, mesmo havendo um quinto do número de veículos atuais – se tanto -, entendeu necessária essa sinaleira. Dezessete anos depois o caos está instalado no trânsito de Bento Gonçalves, graças, também, a essas coisas. As infrações nesse cruzamento são constantes. Se fosse recolocada a sinaleira, com os tempos adequados, certamente os conflitos seriam minimizados e os pedestres poderiam atravessar as ruas ali com mais segurança. Já ouvi desculpas como “já tem uma sinaleira logo abaixo”. Mas, Cristo!, em Caxias, Porto Alegre e centenas de outras cidades têm várias sinaleiras na mesma rua. Por que Bento não pode ter? Porque exigirá competência para sincroniza-las? Porque todos gostam da tranqueira ali? Porque estamos esperando algum acidente grave entre veículos ou pedestres?

E isso…
Outra incógnita é o que ocorre na Rua Marechal Deodoro. Quem vem da Rua Saldanha Marinho em direção ao Shopping Bento tem três alternativas: ou sobe pela Rua Dr. Antunes (estando na pista da esquerda) ou (se estiver na pista da direita) espera quem queira fazer o desvio para o Shopping e segue na mesma pista. Assim, quem quer seguir reto é obrigado a esperar os que fazem o desvio. A grande pergunta é: Por que isso? Resposta: porque há um espaço de carga e descarga na esquina. E isso acarreta outra pergunta: Por que não é mudado o carga/descarga da Rua Marechal Deodoro para a Dr. Antunes (algo em torno de DEZ METROS de diferença) e se libera a pista para quem quer seguir reto, proibindo parar/estacionar até a frente da Caixa Federal?

E mais isso…
Existe um cruzamento em Bento Gonçalves que só mesmo em Bento Gonçalves pode existir e persistir por muitos anos. Refiro-me ao entroncamento das Ruas Góis Monteiro, Castelo Branco e Eugênio Valduga. Duas manobras absurdas, ridículas, inacreditáveis acontecem ali. Que sobe a Eugênio Valduga PODE (?) fazer conversão à esquerda para a Castelo Branco; quem sobe a Góis Monteiro PODE (?) fazer conversão à esquerda para a Eugênio Valduga. Além da Índia (onde pode tudo no trânsito), gostaria de saber se existe outro lugar com tamanho absurdo sendo mantido. Ah, se não for assim motoristas terão que dar voltas maiores? Sim, obviamente, a exemplo de tantas outras cidades do mundo onde a SEGURANÇA e as mais basilares normas e regras de trânsito são obedecidas. São várias perguntas que ouvi e faço aqui. Mas, as respostas não devem ser dadas a mim e sim para a população. Será que as “autoridades competentes” descerão do pedestal para respondê-las aos simples mortais? A conferir!

Semana Nacional do Trânsito
Como já referi, estamos em plena Semana Nacional do Trânsito. Está assim no site da prefeitura: Com o tema “Cidade para as pessoas, proteção e prioridade ao pedestre”, a ação conjunta entre as Secretarias de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Turismo, Meio Ambiente e de Educação, visa promover a reflexão do cidadão sobre suas responsabilidades no sistema viário. Por outro lado, busca mostrar os benefícios do motorista ser mais paciente no trânsito. Realmente, o tema é ótimo e importante. A se considerar que do valor arrecadado com multas as campanhas sobre educação e conscientização sobre o trânsito estão entre os destinos, muito deverá ser investido. Pedestres, motoristas, motociclista e ciclistas fazem parte DIRETA do trânsito. Muitos têm plena noção e consciência disso, mas, como existem muitos “sem noção” em Bento, as campanhas devem ser intensas e constantes, contando com a ação diuturna dos agentes de trânsito. Façamos a nossa parte, pois?

Propostas?
Quem acompanha os programas eleitorais regiamente pagos pela população (e eles têm a ousadia de colocar que é horário “gratuito”) deve ter percebido que PROPOSTAS e Plano de Governo inexistem. As babaquices do “precisamos melhorar a saúde”; “temos que investir mais em educação e segurança”; “é necessário melhorar o transporte público e nossas rodovias” e outras coisas do gênero ainda encontram guarida em parte da população fanatizada, partidariamente falando. Que precisamos disso tudo até o reino mineral sabe. Resta saber COMO, QUANDO e COM QUE DINHEIRO esses candidatos farão isso tudo. Há, também, os que governaram por muitos anos e nada fizeram, mas que, agora, se apresentam como “salvadores da pátria”. Há, inclusive, os neófitos que pensam saber tudo e que só não foi feito por outros até agora por “falta de vontade”. Seria tudo muito engraçado, se não fosse ridículo.