O respeito acabou mesmo?

As redes sociais vieram para ficar. No início até pensei que estávamos diante de uma fantástica fonte de informações, de cultura, de relacionamentos distantes, mas sólidos, consistentes para a troca de experiências, de ideias, enfim ferramentas que serviriam como alavancas para consolidar amizades. O tempo foi passando e as redes sociais crescendo assustadoramente no número de participantes. No twitter e do facebook, por exemplo, há pessoas que ultrapassam milhões de seguidores ou amigos e são, provavelmente, as duas redes mais conhecidas e com mais adeptos no Brasil. Pois bem, aquilo que deveria ser uma fonte de coisas do bem foi se transformando, graças à presença de pessoas “sem noção”, em perigosas ferramentas de calúnias, injúrias, difamações, agressões, inimizades e, notadamente, de falta de respeito.

Liberdade de expressão?

Pois é, essa “coisa” que chamam de “constituição cidadã”, em seu artigo 5º, prevê a tal de “liberdade de expressão”. Só que, além dessa liberdade, há outros direitos e obrigações, senão vejamos: “artº 5º, IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;” Mas, está lá, estabelecido: “V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;” E segue o artº 5º, em suas determinações: “X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;” Como se pode constatar, há DIREITOS, sim, mas há também OBRIGAÇÕES. Só que essas obrigações estão sendo solenemente ignoradas pelos “sem noção”. Liberdade de expressão tem limites constitucionais, sim.

Processos judiciais

Na internet, notadamente, nas redes sociais, os “sem noção” se julgam inatingíveis. Há os que pela sua covardia explícita, escancarada, se escondem atrás de figuras, fakes, perfis falsos, etc. A partir desse anonimato covarde, atacam pessoas denegrindo a imagem, a reputação daqueles que consideram seus desafetos (mesmo que esses “desafetos” sequer os conheçam), graças à mente doentia que os domina. Estamos vendo centenas, milhares de psicopatas, verdadeiros alienados mentais se proliferando como moscas nas redes sociais. Mas, os atingidos, os ofendidos podem e DEVEM buscar a justiça para denunciar esses psicopatas. A identificação deles pode ser feita, sim, bastando que se façam investigações. Portanto, se você for alvo desses fakes, denuncie, busque seus direitos. Só assim se pode tentar acabar com os covardões da internet: COM PROCESSOS JUDICIAIS E COM INDENIZAÇÕES PECUNIÁRIAS.

Uma tragédia vilipendiada

Nesta quarta-feira um acidente aéreo ceifou a vida de sete pessoas, dentre elas o candidato à presidência da república, Eduardo Campos. O acidente chocou o Brasil, deixando milhões de pessoas entristecidas. Mas, como sempre, surgiram os “sem noção” para expor toda a falta de cérebro que os caracteriza. Valendo-se das redes sociais, postaram frases e textos que qualquer pessoa, mesmo de mediana inteligência, abominaria. Disseram – poucos, ainda bem – que “lamentavam não ter sido fulano ou beltrana a sofrer tal acidente”. Pessoas de caráter duvidosíssimo que conseguiram obter apoios de outras pessoas do mesmo nível. Tivemos provas cabais do quanto temos pessoas de caráter distorcido convivendo em sociedade. Vilipendiar uma tragédia de tamanhas proporções é o espelho do ponto imundo em que a politicanalha brasileira chegou. O pior de tudo é que não se vê a indignação de parte das pessoas de bem nas proporções que seria lícito se esperar. A pergunta é, pois: onde isso tudo irá parar? A resposta pode ser assustadora.

Mudar a constituição

Sim, há muitos anos venho dizendo isso. Temos uma Constituição feita sob medida para a impunidade. Vivemos agora um período de “indignação” de parte de muita gente, revoltada porque “a justiça soltou os mensaleiros” (gozado é que não protestam contra os corruptos e ladrões que ainda esperar que as ações penais contra eles saiam das gavetas protetoras de alguns setores de “justissa” brasileira), mas não se interessam em saber POR QUE foram para o regime semiaberto. Eles tinham direito LEGAL a esse regime. Basta ler a Lei das Execuções Penais. Também foi autorizado o regime semiaberto para Susane Von Richthofen, a moça que matou seus próprios pais com o auxilio do namorado e seu irmão. Ela cumpriu o prazo previsto para a progressão da pena. Se não queremos isso, temos que tomar posição e exigir de nossos parlamentares para que mudem a Constituição e as leis. Fora disso nada pode ser feito. Nem acusar governos, por ser indevido.

A água dos paulistas

Pois São Paulo e boa parte da região sudeste vive período de forte estiagem. Os reservatórios que abastecem as populações da capital e muitas cidades paulistas estão com seus níveis críticos. Seis cidades já decretaram “situação de emergência” e um de “calamidade pública”. Já há racionamento de água por lá. Isso é um alerta para nós, bento-gonçalvenses. Há mais de duas décadas estou escrevendo e comentado sobre o perigo que corremos de ficar SEM ÁGUA por aqui. Nossa água vem, em grande parte, de Farroupilha (Barragem São Miguel) e Garibaldi. Nosso Barracão está poluído e sofrendo. Mas, não se vê ações concretas visando a busca de solução para o problema da nossa água. O tempo é inexorável e conspira contra nós. Odiaria ter que escrever aqui: EU NÃO DISSE?