PREFEITO NO CIC/BG
Pois é, depois de algum tempo de “recesso” (quem disse que somente parlamentares podem ter recesso, né?), retomo a Coluna falando sobre a abertura do ciclo de palestras que o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves – CIC/BG – que aconteceu no dia 9 de março último. Como tradicionalmente acontece, o prefeito era o palestrante convidado. Infelizmente, foi um tanto quanto maçante já que as perguntas foram previamente enviadas ao prefeito (e isso não é de agora, já faz algum tempo que é assim, creio que começou com Darcy Pozza), possibilitando que as respostas fossem devidamente preparadas. Isso sem contar com o fato de que não havia possibilidade de réplica às respostas.

PREFEITO NO CIC/BG II
Além desse detalhe importante – que, diga-se de passagem, nada há que o CIC/BG possa fazer porque é determinação dos prefeitos que assim seja -, houve também problemas com o protocolo. Segundo foi anunciado, a palestra inicial do prefeito seria de 25 minutos, mas, sem maiores explicações, chegou a 50 minutos. Da fala do prefeito e das respostas notei coisas boas e outras nem tanto. Exemplificando, quando ele disse que “recebemos a UPA em escombros” eu teria contestado imediatamente tal afirmativa porque não condizente com a realidade. A UPA deveria ter ficado pronta em novembro de 2012, mas, com a suspensão dos pagamentos pela justiça, a obra parou. Demorou muito, mas muito tempo mesmo, para ser retomada e ainda não está concluída.

MAS, SERÁ PARA BREVEMENTE
Pois é, por mais que o Conselho Municipal da Saúde insista, não obtém uma data específica. O CMS já recebeu várias comunicações e todas foram “vencidas”. Agora ficou para “abril ou maio”. O grande problema é a precariedade das atuais instalações, seja para o atendimento da saúde da população, seja para o trabalho dos funcionários da Secretaria. A UPA, por ser de nível 3, cujo projeto inicial contempla um hospital público, deverá atender 22 municípios da região recebendo, para tanto, 850 mil reais mensais de verbas federais. Resta saber se todos esses municípios se comprometerão com a manutenção dos serviços a seus munícipes.

E A UTI PEDIÁTRICA?
Com um forte trabalho do Conselho Municipal da Saúde, o Hospital Tacchini protelou o anunciado fechamento da UTI Pediátrica para o dia 10 de março. O Tacchini, a pedido do governo do Estado, investiu pesado para montar a UTI, enfrentando sérias dificuldades para contratar pediatras, chegando até mesmo a oferecer habilitação específica para as equipes de trabalho. Só que desde julho de 2014, quando a UTI foi aberta, o governo do Estado não repassou nenhum centavo para custeá-la. E ela foi habilitada para atender casos de todo o Rio Grande do Sul. Reuniões foram agendadas com o prefeito Pasin, CMS, Tacchini e SMS. Depois com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde e, por fim, com membros da Secretaria Estadual da Saúde. A promessa foi que os pagamentos deste ano seriam efetuados e os valores de 2014 entrariam na pauta para maio. O novo prazo dado pelo Tacchini, agora ao governo do Estado, para fechamento da UTI Pediátrica, caso não receba os pagamentos devidos, foi 30 de março. Agora só dependerá da nossa “força política”. Será que a teremos? A conferir até o dia 30.