E teria sido tão fácil!
Pois na madrugada desta quinta-feira a Petrobrás divulgou o seu balanço relativo ao TERCEIRO trimestre de 2014. E na quinta-feira mesmo o valor das suas ações na Bolsa de Valores caiu quase 11%. O “Senhor Mercado” (essa figura exigente que é respeitadíssima pelos “donos do Brasil” e pelos “barões da mídia” e seus pit bulls amestrados) reagiu a uma falha – mais uma – da empresa. Sim, a Petrobrás não deduziu no seu balanço as perdas da roubalheira e corrupção que envolve seus dirigentes, gente ligada ao PT, PP e PMDB (esse tem gente em todas, invariavelmente). E teria sido tão fácil fazer isso! Bastaria apenas perguntar aos corruptos e corruptores que meteram a mão na Petrobrás QUANTO eles desviaram. Reunir-se-ia todos e, com uma calculadora na mão, um desses “jênios” da imprensa brasileira iria somando. Ao final, bingo! teríamos o montante desviado e a Petrobrás poderia divulgar seu balanço trimestral já com as devidas correções. Bem, achei que deveria ironizar um pouco isso tudo. Ri muito ouvido “abalizadas opiniões” a respeito.

Quando a preocupação acontecerá?
Já faz mais de vinte anos que estou manifestando minha preocupação com o abastecimento de água em Bento Gonçalves. A ABEPAN levantou esse assunto ainda na década de 1990, em reunião realizada no salão de festas do Clube Aliança e, pela contundência do seu pronunciamento, o presidente Luiz Augusto Signor foi inquirido judicialmente. Mas, alguns anos depois, diante da pertinácia da ABEPAN, algumas coisas começaram a andar. Lentamente, mas andaram. A Barragem São Miguel, por exemplo, foi projetada e teve início sua construção. Depois de muitas delongas, ela foi inaugurada, com esses números: Altura: 23,5 metros; Comprimento: 176 metros; Área alagada atual: 36 hectares; Volume de água: 2,8 milhões de m³; Área alagada possível: 56 hectares; Volume de água possível: 5,6 milhões de m³. Ninguém desconhece, porém, que a Barragem foi construída com sete metros de altura a menos do que foi projetada.

Há muitos exemplos
Sim, dezenas de exemplos de barragens que “pareciam” imensas, inesgotáveis e hoje estão em situação desesperadora. Muitas pessoas e entidades falaram insistentemente no assunto “A ÁGUA É UM BEM FINITO”. Essas pessoas foram chamadas de “ECOCHATAS” por “sabichões” de plantão. Certamente, esses “ecochatos” gostariam de estar errados e não verem rios, arroios, riachos, represas e barragens SEM ÁGUA. Aqui, em Bento Gonçalves, a história se repete. Até reuniões com entidades representativas foram efetuadas pela ABEPAN. Na década de 90, quando antonio brito desgovernava o Estado, Berfran Rosado, então presidente da CORSAN, criou o Conselho de Consumidores. Eu participei dessas reuniões e insisti na necessidade de se criar uma legislação regional de proteção aos mananciais. Há atas, certamente, provando isso. Mas, então como agora todos estão surdos. Nem mesmo os exemplos nacionais acordam essa gente.

E agora, o que virá?
Pois é, a pergunta que faço, com veemência, é: Quando a população, as lideranças e as autoridades de Bento Gonçalves começarão a se movimentar, com força e vontade objetivando buscar soluções para impedir que venhamos a lamentar a falta de água? Até as garças que habitam as margens do Arroio Barracão sabem que ele está poluído e que nunca nada foi feito para evitar isso, antes pelo contrário, mudaram a legislação para permitir fosse mais poluído ainda. Há mobilização na internet, no facebook, sob o título “O que Bento Gonçalves precisa melhorar e nossos representantes não enxergam” (digite esse título no “procurar” do facebook) que diz bem da preocupação de muitos bento-gonçalvenses para com nossa água. Mas, certamente, como sempre, ninguém responderá a nada. O assunto ficará restrito a poucas pessoas e eles serão cobrados apenas quando a água deixar de sair de nossas torneiras. Então, oremos, irmãos!

Abuso explícito
Comentei na coluna de sábado passado sobre o aumento abusivo que aplicaram no quilo do presunto (apenas um exemplo), o qual chegou a inacreditáveis 15,07%. Pois nesta quinta-feira constatei mais um exemplo dessas aberrações. Em determinado local, o buffet a quilo estava R$ 19,90. Passou para R$ 24,90. Acredite! Aplicaram um “MÓDICO” aumento de 25,12% (por extenso para entender melhor: VINTE E CINCO VIRGULA DOZE POR CENTO). Ah, claro, estamos numa “economia de mercado” e todos podem cobrar o que quiserem pelo que vendem, não é mesmo? Obviamente, NÃO! Isso é um absurdo inominável. Mas, ainda haverá os que frequentarão o local e, mesmo constatando o abuso, pagarão a conta. Crime contra a economia popular? Será isso?

Mais abuso
E o que dizer dos combustíveis? AINDA não houve aumento deles e de impostos sobre eles. Porém, os vivaldinos de plantão Brasil afora, sempre prontos a meter a mão no bolso do povo, já aplicaram alguns “aumentinhos” para o povão ir se acostumando. E POR QUE NÃO FAZER ISSO SE EXISTE UM GOVERNO EM QUEM JOGAR A CULPA, NÃO É MESMO? E é assim que alguns (muitos) querem “MUDAR O BRASIL”. Para que fique ainda melhor pra eles, claro.