As farinhas do mesmo saco
Tenho insistido muito nisso: não há partidos em que inexistam corruptos, ladrões e afins nas suas fileiras. O Ministério Público (MP) gaúcho deflagrou na manhã desta quinta-feira a operação Boa-Fé para cumprir 12 mandados de busca e apreensão nas prefeituras de Iraí, Palmitinho, Palmeira das Missões, Saldanha Marinho e Vista Alegre, no Norte do Estado. Além disso, estão sob investigação sete empresas da construção civil, com sede em Palmitinho, cujos representantes são suspeitos de se associarem para fraudar licitações, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do Estado. Também estão sendo cumpridos dois mandados de prisão temporária. Detalhe interessante é que os envolvidos, mesmo estando em municípios diferentes, tinham laços comuns. Os prefeitos deles pertencem a diversos partidos, de várias coligações.

As farinhas do mesmo saco II
Vejam seus partidos: Palmitinho, população de 6.920 habitantes, governada por prefeito do PMDB, coligado com o PP; Palmeira das Missões, população de 34.328 habitantes, governada por prefeito do PDT, coligado com o PP, PMDB, PSC e PSDB; Iraí, população de 8.078 habitantes, prefeito do PT, coligado, inacreditavelmente, com PDT, PTB, PMDB, PR, PPS, DEM, PSB, PSDB e PC do B; Saldanha Marinho, população de 2.869 habitantes (em 2004 tinha 3.024, reduziu, portanto), prefeito do PP, não coligado; Vista Alegre, população de 2.832 habitantes, prefeito do PMDB, coligado com PDT e PTB. Como se vê, os maiores partidos estão “bem representados” nessa história toda. Não há virgens na zona político-partidária brasileira.

Os indiciamentos
Segundo as investigações, as fraudes licitatórias ocorrem na região desde 2011, por meio de cartel organizado por empresários do setor, vários vinculados a uma mesma família, os quais participavam conjuntamente das licitações e combinavam previamente os preços das propostas, objetivando direcionar os resultados dos certames em favor de empresas do grupo e eliminar a concorrência. De acordo com informações obtidas no Tribunal de Contas, somente no período de 2012 a 2014, empresas do grupo investigado teriam recebido aproximadamente R$ 76 milhões e em um dos municípios investigados. No ano de 2014, foram comprometidos mais de 12% da receita arrecadada. Pois é, são políticos, funcionários públicos e empresários mancomunados para tomar dinheiro dos impostos do povo do Brasil.

Grande novidade!
No meu tempo de colégio, segundo grau, a expressão que usávamos para definir o “óbvio-ululante”, o que “estava na cara” ou que todos “estavam carecas de saber” era: “GRANDE ÁFRICA!”. E lembrei-me dela esta semana ouvindo o corrupto confesso Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobrás. Ele afirmou claro, alto e bom som que “-“O que acontece na Petrobras acontece no Brasil inteiro, nas rodovias, ferrovias, nos portos e aeroportos”. Óóóóó!!!!! Grande África! Só o mais ingênuo dos habitantes desta Terra de Cabral não sabiam disso. Prefeituras, governos estaduais, estatais, empresas privadas, entre profissionais liberais e a própria população há muitos, mas muitos mesmo, corruptos de todos os calibres. E Eles SEMPRE existiram. Mas, apenas recentemente a população passou a tomar conhecimento disso. No tempo da ditadura militar-civil-midiática a corrupção existia, sim, e em larga escala. Quem acredita que as grandes obras de então foram administradas somente por gente “honesta, proba, ética e de moral acima de qualquer suspeita” não vive neste BRASIL, mas no mundo da lua ou… bem deixa pra lá.

Que todos paguem
Certamente, as pessoas que não têm “seletividade” em termos éticos, morais e de honestidade devem querer que TODOS os corruptos paguem pelas suas ações criminosas, independentemente do partido ao qual pertençam ou se seus roubos foram em 2014, 2005, 1999 ou seja o ano que for. Lembram de Jaqueline Roriz, aquela que foi FILMADA recebendo dinheiro junto com o marido, no chamado “mensalão do DEM” do Distrito Federal? Pois é, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, este mês (e o fato aconteceu em 2006), denúncia contra a deputada federal e transformou a parlamentar em ré pelo crime de peculato – uso de função pública para o desvio de recursos.

Mas, todos, meeesmooo!!!
Por maioria de votos, o colegiado avaliou que há indícios claros de participação da deputada no mensalão do DEM. Joaquim Roriz teve seu processo prescrito pela sua idade, já que demoooooroooouuuu para ser julgado. Interessante é que só os membros de alguns partidos veem seus crimes prescritos. Mas, será que, desta vez, TODOS os envolvidos serão denunciados, processados, condenados e presos, DEPOIS de devolverem o produto dos roubos ou serão somente os do PP, PMDB e PT? Não acredito, mas… Estou revendo meu arquivo de revistas semanais (tenho muitas do tempo em que essas revistas eram “de informação”, não porta-vozes de partidos) para localizar manchetes e reportagens desde 1986 (sim, porque ANTES disso a imprensa era censurada tanto quanto a população) sobre a corrupção no Brasil. Já encontrei algumas coisas interessantes. Breve me reportarei a elas.