Uma recente onda de criminalidade em Bento Gonçalves preocupa comerciantes e a população, e deixa em alerta as autoridades de segurança do município. Apenas nos primeiros 20 dias de junho, foram registrados 26 assaltos, contra sete no mesmo período do ano passado – o que representa um aumento de mais de 300% no comparativo.

Segundo o comandante da Brigada Militar de Bento Gonçalves, major Álvaro Martinelli, as principais ações recentes envolvendo assaltos no comércio são rápidas e seguem um padrão semelhante. São executadas individualmente ou em dupla, de motocicleta, e duram entre 15 e 20 segundos. “Por ser um meio de locomoção muito rápido, as ações são feitas em locais muito próximos, com práticas semelhantes a de arrastão”, explica. Como os valores levados em muitos casos não passam de R$ 200, é preciso compensar com o número maior de ações, o que também explica os índices fora de qualquer padrão anterior.

Em função disso, as autoridades acreditam que os crimes estejam sendo praticadas pelos mesmos indivíduos. No entanto, Martinelli destacou que não acredita em uma atuação organizada dos criminosos para a execução dos assaltos. “A única resposta que podemos dar é estar direto nas ruas, fazendo uma série de ações que possam levar a captura dos envolvidos”, destacou.

Segundo o comandante, o centro da cidade concentra a maioria dos assaltos, sendo das 15h até às 21h o período em que essas ações acontecem com mais frequência. “Entre a metade da tarde até um pouco depois do fechamento do comércio, registramos quase que a totalidade das ocorrências”, explica. E isso significa, inclusive, ações em dias de semana, mesmo com movimento maior, já que as terças-feiras são os dias em que concentram-se os maiores números de ocorrências.

A distribuição também chama atenção, já que, segundo Martinelli, durante o mês de junho houve dias em que não foi registrado nenhum assalto, enquanto em apenas um dia foram sete ocorrências.

O impacto da onda de criminalidade chega ao turismo da cidade. No sábado, 18, houve uma tentativa de assalto na Casa da Ovelha, ponto que concentra turistas que visitam Bento Gonçalves.

O comandante Martinelli, que atuou na prisão de três homens que praticaram o assalto, destacou que esses números crescentes impactam seriamente no turismo da cidade. “Acaba criando-se uma espécie de marketing negativo não só para a cidade, mas para toda a região de Bento Gonçalves”, finaliza ele.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 22 de junho de 2016.