Oito candidatos disputam as eleições para governador do estado do Rio Grande do Sul. As escolhas foram finalizadas no domingo, 5 de agosto, durante as convenções estaduais realizadas pelos partidos políticos. Conheça um pouco mais dos postulantes ao Palácio Piratini.

Abigail Pereira (PC do B) – Sem coligação
Abgail Pereira é a candidata ao governo gaúcho pelo PCdoB. A oficialização da candidatura aconteceu no dia 04 de agosto. É a primeira vez que o partido lança candidatura para o cargo desde a redemocratização. Abgail tem 58 anos e é formada em Pedagogia. O vereador de Campo Bom, Tiago Souza da Silva, compõe a chapa como candidato a vice-governador.

 

Eduardo Leite (PSDB) – Coligação Rio Grande da Gente (PSDB – PTB – PROGRESSISTAS – PHS – PPS – PRB – REDE)
Ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite é o nome do PSDB na corrida ao Palácio Piratini. A confirmação aconteceu no dia 5 de agosto durante convenção do partido. Eduardo Leite tem 33 anos e governou a cidade do sul do estado gaúcho entre 2013 e 2016. A chapa ao governo do estado conta ainda com o delegado Ranolfo Vieira Júnior, do PTB, como vice.

Jairo Jorge (PDT) – Coligação Frente Rio Grande Tem Solução (PDT – PV – SOLIDARIEDADE – PODEMOS – PPL – AVANTE – PMB)
O PDT confirmou o nome de Jairo Jorge como candidato a governador do Rio Grande do Sul no dia 26 de julho. Jairo tem 55 anos, é jornalista e foi prefeito de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, entre 2009 e 2016. Seu candidato a vice é o empresário Cláudio Bier, do PV.

 

José Ivo Sartori (MDB) – Coligação O Rio Grande no Rumo Certo (MDB – PSD – PSB – PR – PSC – PATRIOTA – PRP – PMN – PTC)
Atual governador gaúcho, José Ivo Sartori busca um fato inédito na história do Rio Grande do Sul: a reeleição. Sua oficialização como candidato do MDB ao Piratini aconteceu no dia 5 de agosto. Sartori tem 70 anos de idade e terá ao seu lado, como candidato a vice, José Paulo Cairoli, do PSD, repetindo a chapa vencedora nas eleições de 2014.

Julio Flores (PSTU) – Sem Coligação
O candidato do PSTU ao governo do Rio Grande do Sul é Júlio Flores. O nome do professor foi oficializado em convenção realizada pelo partido no dia 4 de agosto. Ele é formado em Ciências e Matemática e tem 59 anos. A candidata a vice é a professora Ana Clélia Schneider.

 

 

Mateus Bandeira (NOVO) – Sem Coligação
Mateus Bandeira foi escolhido como candidato ao Piratini pelo Partido Novo. A confirmação ocorreu no dia 20 de julho em convenção do partido, que disputa pela primeira vez uma eleição estadual. O empresário tem 49 anos e é ex-presidente do Banrisul. O candidato a vice é o advogado Bruno Miragem, ex-procurador-geral de Porto Alegre.

 

Miguel Rossetto (PT) – Sem Coligação
O PT confirmou no dia 05 de agosto o nome de Miguel Rossetto, de 58 anos, como candidato ao governo do estado do Rio Grande do Sul. Ele foi ministro do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria Geral da Presidência nos governos de Lula e Dilma Rousseff, além de vice-governador gaúcho entre 1999 e 2002. Ana Affonso, vereadora de São Leopoldo, é a candidata a vice na chapa.

 

Roberto Robaina (Psol) – Coligação Independência e Luta para mudar o Rio Grande (PSOL – PCB)
Em convenção partidária realizada no dia 22 de julho o PSOL confirmou a candidatura de Roberto Robaina ao governo do estado do Rio Grande do Sul. Atual vereador de Porto Alegre, Robaina tem 50 anos de idade e é formado em História. A candidata a vice na chapa é a professora Camila Goulart.