Uma atualização recente no cronograma de obras do Governo do Rio Grande do Sul revela que a construção da ponte entre os municípios de Bento Gonçalves e São Valentim do Sul só terá início em 2025. A promessa do secretário de Transportes e Logística do Estado, Juvir Costella, era de que os trabalhos começariam ainda neste ano, mas, assim como outras promessas do governo que não se concretizaram, essa também deve ser adiada.
O trecho, essencial para a conexão entre o Vale do Taquari e a Serra, segue sem previsão para o início das obras. Atualmente, uma balsa com capacidade para 15 veículos realiza a travessia diária entre os municípios, das 5h às 23h. Essa solução temporária tem gerado grande revolta entre moradores da região e motoristas, que enfrentam longas filas e a falta de infraestrutura básica, como banheiros e espaços adequados para a grande demanda de usuários.
A empresa responsável pela obra, Vereda Engenharia Ltda, de Belo Horizonte (MG), venceu a licitação com uma proposta superior a R$ 31 milhões. Desses, R$ 24 milhões foram destinados pelo Governo Federal e R$ 9,6 milhões pelo governo estadual. Em 16 de outubro, o governador Eduardo Leite assinou a ordem de início das obras. Após a assinatura, a empresa responsável pelas obras teriam um prazo de 30 dias a partir da ordem de início para entregar os projetos hidrológicos, que incluem estudos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esses estudos levarão em conta as projeções de mudanças climáticas e os riscos de eventos extremos. Em 60 dias, o projeto executivo de fundações e estruturas de engenharia deverá ser finalizado.
Segundo as últimas informações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a previsão para a conclusão da obra foi estendida para no mínimo 18 meses, ou seja, seis meses a mais do que inicialmente anunciado. Essa estimativa pode variar dependendo das condições climáticas e outros imprevistos durante a execução dos trabalhos. Caso o início das obras ocorra em janeiro, a entrega da ponte deve ocorrer em junho de 2026.
Com 320 metros de extensão, a nova ponte será erguida no quilômetro 23 da ERS-431 e está inserida em um projeto que inclui novos acessos ao longo de 724 metros de trecho. A antiga ponte foi destruída pela primeira de três grandes cheias do rio, em setembro de 2023. A primeira balsa que operou no local, iniciando a travessia no final de janeiro de 2024, foi levada pela enchente de maio, após colidir com a ponte de Lajeado, afundando no processo.