Autoestima, de forma sucinta, podemos dizer: é o que pensamos de nós mesmos. Nas questões de saúde, quando a autoestima está em alta, influencia na busca de um estilo de vida mais saudável, ajudando a preservar a saúde física e mental. Ao contrário, quando se apresenta em baixa, pode desencadear uma série de doenças, principalmente as de cunho emocional, como depressão, etc.

Pessoas com baixa autoestima tendem a ter menos autoconfiança, fazendo-as enxergar tudo com um grau de dificuldade maior que o real, valorizar mais os seus aspectos negativos do que suas próprias virtudes, de modo que os momentos de tristeza prevalecerão sobre os de alegria devido ao modo particular como essas pessoas se vêm momentaneamente.

Isolamento social

A obesidade, por exemplo, é um importante fator que pode promover a baixa autoestima e o isolamento social. É comum nas pesquisas sobre os fatores que desencadeiam a baixa autoestima surgir, como sintomas principais, sentimentos de fracasso, a culpa, falta de prazer, etc. Estes sinais e sintomas acontecem em relação a muitas atividades e situações do dia a dia, porém aqui vou informar somente no que tange ao tratamento de obesidade.

Sensação de fracasso

Sensação de fracasso por não conseguir emagrecer, pois dizem que a pessoa tem de fazer exercícios, porém, muitos nem condições físicas para tal possuem. Sensação de culpa porque dizem que é só “fechar a boca” para emagrecer, porém, alguns estão com dieta hipocalórica e ainda assim não conseguem resultado em seu desenho corporal, do que advém naturalmente aquela sensação de fracasso e culpa por não dar sequência a dieta. Para acrescentar mais dificuldades, começa a falta de prazer em se olhar no espelho, pois o caimento das roupas se altera, podendo ainda ter dificuldade de encontrar uma roupa com as suas relações de medidas antropométricas.

Elevação da autoestima

Saiba que o problema obesidade não se resume a falta de exercícios e comida em excesso, envolvendo sim “N” fatores, dentre outros está à baixa autoestima.

Uma parte importante e fundamental do tratamento da obesidade é a elevação da autoestima, o que pode ser proporcionado, entre outras formas, por uma melhora no desenho corporal, ou seja, melhorando a relação de medidas antropométricas do obeso, o caimento das roupas tende a melhorar sua imagem no espelho, elevando sua autoestima e reduzindo seu estresse.

Hábitos saudáveis

Assim, ao levantar sua autoestima, você terá uma atitude ativa em relação ao seu problema, pois pessoas com autoestima elevada tendem a ter uma atitude mais firme em relação a hábitos saudáveis de vida, melhor autoaceitação, maior grau de autoconfiança, menos estresse, enfim, tudo o que pode ser necessário para a convergência de uma vida mais feliz e saudável, com menos risco de doenças. Saiba que existem equipamentos liberados pela Anvisa que podem auxiliar na sua melhora do desenho corporal, sem cortes, sem cicatrizes e sem lhe afastar do trabalho. Para maiores informações busque auxílio de um profissional de saúde, seja ele médico, nutricionista, fisioterapeuta, biomédico, psicólogo, enfim, alguém que possa lhe ajudar a elevar sua autoestima e reduzir seu estresse, devolvendo-lhe a felicidade.

 
Dr. Cezar de Moura