As grandes mudanças para o próximo ano estão na área legislativa, onde é aguardada a sanção presidencial para a recente aprovação do novo Código de Processo Civil no Congresso Nacional, legislação básica que trata do trâmite processual, que é a atividade diária dos advogados, e a previsão de um futuro novo Código Penal. Estas legislações são antigas, e necessitavam de atualização, para contemplar a realidade da modernidade, como o processo virtual.

A classe dos advogados anseia especialmente por algumas conquistas na lei processual, como a simplificação, desburocratização, e agilidade na solução das demandas; o período de férias dos profissionais; a contagem de prazos em dias úteis; o fim da compensação, a valorização, e a natureza alimentar da remuneração aos advogados, que necessitam de seus honorários para a manutenção de seu escritório, e sobrevivência de sua família.

A Ordem dos Advogados se mantêm atenta às mudanças no cenário nacional, e também no âmbito local, preocupada com relevantes questões sociais, que envolvem a própria cidadania, e acompanhando várias ações já iniciadas, como o pagamento da dívida pública estadual os precatórios aos credores do Estado, a destinação de recursos mínimos para a área da saúde, as eleições limpas, e a corrupção que infelizmente toma conta do cenário nacional.
E no campo profissional, há preocupação permanente com a atualização dos profissionais a adequação ao processo eletrônico e a constante estruturação das condições de trabalho dos advogados.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário de sábado, 3 de janeiro de 2015.