Anailton Lisboa Costa e Felipe Adair Favaron estão se preparam e buscam recursos para o Mundial de Muay Thai que vai ocorrer nos dias 18 a 26 de março, e será sediado em Bangkok, na Tailândia

Em março, vai ocorrer um dos campeonatos mais importantes de Muay Thai. O mundial da modalidade, acontecerá dos dias 18 a 26 de março, e será sediado em Bangkok, na Tailândia. Dois bento-gonçalvenses estão garantidos na disputa e se preparam e buscam recursos para trazer o título para casa.
Anailton Lisboa Costa e Felipe Adair Favaron são os munícipes que irão em busca dos melhores resultados para a cidade. Apesar da distância e dos altos custos da viagem, os atletas aceitaram os desafios e estão se preparando para chegar no Mundial à todo vapor.

Um pouco sobre os atletas

Lisboa tem 22 anos e iniciou sua caminhada no esporte aos 11 anos, quando na ocasião através de um projeto social adentrou ao Jiu-Jítsu, onde realizava as aulas para tentar escapar da brutalidade das ruas. Ao longo do tempo, seu amor ao esporte foi aumentando e fomentando seu crescimento no cenário. Com seu ótimo desempenho, conquistou uma bolsa para treinar livremente Muay Thai no centro de treinamento Garra, onde continua até hoje. “Esta é a minha primeira vez fora do Brasil, ainda estou desacreditado por ter conseguido chegar tão longe e estar perto de realizar mais um grande sonho. Acredito que estou preparado para encarar qualquer diversidade que vai me aparecer, é só ajustar o peso e fazer o que eu mais gosto de fazer que é sair na mão”, manifesta o atleta.

Favaron, de 27 anos, adentrou no esporte por intermédio de seu professor Anderson. O intuito era só conhecer o esporte, mas o atleta acabou se apaixonando pela modalidade. Atualmente, Favaron leva o Muay Thai não apenas como um esporte, mas sim com um estilo de vida. “Estou sentindo uma sensação única, é um sonho realizado poder defender meu país e minha cidade na terra do Muay Thai. É a primeira vez que saio do Brasil para fazer o que mais amo que é lutar e agora representar minha cidade”, expressa.

Preparação para o Mundial

A preparação para os dois já iniciou, devido ao trabalho, ambos treinam e lutam quando tem tempo hábil. Lisboa, além dos treinos diários que realiza, já têm mais dois embates marcados para antes do Mundial. “Estou treinando todos os dias focado totalmente no mundial. Apesar de que já tenho mais duas lutas marcadas que acontecerão aqui no Rio Grande do Sul. Para mim, ainda está sendo uma novidade fazer passaporte, viajar de avião, sair do Brasil para representar em outro continente. Estou devagar me adaptando a tudo”, conta entusiasmado.

Favaron, diferente de seu amigo, não possui nenhuma luta marcada. Mas em compensação treina todos os dias em dois períodos, sempre na parte da manhã e tarde. Tendo cuidado para não se machucar antes de uma competição tão importante. “Estou com uma preparação muito intensa, treino todos os dias, até aos sábados e domingos sempre em dois períodos sem folga. Meu principal desafio até a data da viagem, é fazer o corte de peso para chegar no peso correto da minha categoria e muitos cuidados para não me machucar e evitar lesões graves”, diz.

Dificuldades financeiras

Além da dificuldade que as lutas irão oferecer, o maior desafio é a verba para realizar a viagem e a estadia dos atletas. Para poder entrar na Tailândia, o atleta precisa levar, no mínimo, dois mil dólares, o que seria cerca de R$ 10 mil na cotação atual. “Como todos sabem, os custos de viajar para fora do país são altos. Com isso venho vendendo camisas para me ajudar a arrecadar fundos para essa viagem e recentemente fiz uma “vakinha” para auxiliar”. Graças a Deus apareceram pessoas boas no nosso caminho, que vêm nos ajudando comprando camisas. Arrecadei mais dinheiro com as vendas da camisas com isso, que já estou conseguindo pagar um pouco da passagem. Já o resto estou trabalhando de atendente para que isso possa se realizar e diminuir os gastos. A “vakinha” ultimamente está fraca. Realmente o dinheiro que consegui até agora, usei para pagar um pouco da hospedagem”, menciona Lisboa.

Favaron também precisou utilizar métodos para abater os altos valores da viagem. O atleta chegou a pedir patrocínio a empresas e entidades e utiliza sua rede social para vender rifas. “Toda ajuda é bem-vinda para realizar este sonho de lutar na Tailândia e representar meu país e minha cidade, pois o esporte muda a nossa vida”, expressa.

Uma luta constante

Desde pequeno no esporte, e com muitos títulos conquistados ao longo dos anos, Lisboa sempre teve o sonho de participar de uma competição internacional. Sua meta foi atingida em 2023, quando se sagrou campeão brasileiro garantindo sua vaga para o Mundial. “Acredito que a família que fiz na Garra abraçou toda causa e estão diretamente me apoiando e me ajudando nos treinamentos. As rotinas são diárias, correr cedo, perder peso, treinar de manhã para trabalhar de tarde. Acho que só falta ajustar alguns detalhes antes da viagem e botar a cabeça total no Mundial ,que com certeza irei trazer um grande resultado”, conta.

Favaron também tem um currículo bem extenso. O atleta se sagrou campeão em diversas oportunidades, com as mais importantes sendo campeão gaúcho de Muay Thai 2023, bi-campeão da Copa RS, e vice- campeão brasileiro de 2023, o qual o possibilitou a disputar o Mundial, além de ser o detentor do cinturão do estado do Rio Grande do Sul na categoria até 71kg. “Conto sempre com o apoio da minha família, amigos e colegas de treino que estão sempre do meu lado me apoiando e ajudando em tudo. O Mundial está cada vez mais perto de acontecer e com certeza irei buscar com todas as forças”, frisa o atleta.

Ambos precisam de todo o apoio possível para que possam voltar ao município com bons resultados. “Todo apoio ajuda, saber que todo trabalho está sendo recompensado e ver as pessoas felizes por estarem te ajudando a realizarem um sonho. Acho que se não fosse a comunidade não chegaria tão longe. Quem quiser me ajudar, é só me chamar pelo Instagram que estarei respondendo todos”, conclui Lisboa.