Muitas pessoas também já devem estar planejando as suas férias de verão ou suas atividades de laser junto à piscina ou no balneário. Nada mais saudável do que ter seus planos para o final de um longo ano de trabalho, entretanto, com o sol precisamos ter muito cuidado. Em todos os jornais e nos canais de televisão temos as mais variadas manifestações de especialistas sobre as medidas de prevenção de tumores de pele. É lógico que falar em câncer dá arrepios.
Mas, mesmo assim, muitas pessoas continuam vivendo perigosamente ao se exporem ao sol em horários inadequados e sem a devida proteção. Elas até parecem evitar certas medidas de proteção ou prevenção. Com isso podem surgir células que se multiplicar de forma descontrolada, pois a pele queimada tende a sofrer modificações. Será preciso lembrar que esta exposição prolongada ao sol pode levar ao desenvolvimento de um câncer.
Na realidade há fatores que predispõem e outros que desencadeiam o desenvolvimento de um tumor de pele:
Entre os fatores predisponentes temos os familiares, como por exemplo, quando já ocorreram, casos de câncer em uma mesma família. Além disto, indivíduos com pele, cabelo e olhos claros também costumam apresentar uma tendência para desenvolver a doença.
Entre os fatores desencadeantes temos a exposição prolongada à radiação solar, como o traumatismo continuado na pele, tanto os produzidos por produtos químicos como por traumas de repetição. O mais temido dos cânceres de pele é justamente o melanoma, pela sua grande capacidade de desenvolver metástases, ou seja, de produzir ramificações para outros órgãos.
A doença se manifesta de forma de pequenas manchas escuras, com um diâmetro não muito maior do que seis a oito milímetros. Nos homens a sua ocorrência parece ser mais comum no tronco, enquanto que em mulheres frequentemente é identificada nas pernas (ou nas áreas de atrito das roupas de baixo).

Como prevenir a doença?

Em primeiro lugar, quem vai se expor ao sol deve redobrar seus cuidados. A utilização de filtros solares de numeração elevada deve ser diária, mesmo para os que já tem um bom bronzeado. Deve-se evitar o sol das 10 às 15 horas. Além disso deve-se observar com muita atenção toda e qualquer pinta que venha a aparecer.
Convém que se diga que, uma vez instalada a doença, será preciso procurar por ajuda médica, o mais rápido possível. Qualquer dia ou semana na demora ao iniciar o tratamento de um tumor de pele, pode repre¬sentar a perda de muitos anos na sobrevida destas pessoas.