O Atraso Global do Desenvolvimento pode ser definido como um atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina, ampla, da linguagem, da cognição, das competências pessoais/sociais e das atividades da vida diária.

Numa primeira fase, a intervenção deve ser efetuada pelo médico que acompanha a criança, para posteriormente se estabelecer o diagnóstico de um atraso ao nível do desenvolvimento.

Durante o desenvolvimento normal o bebê aprimora suas habilidades através do contato com lugares onde ele experimenta sensações e movimenta seu corpo. Quando o ambiente é favorável, mas a criança não consegue utilizar suas habilidades para explorar esse ambiente, acontece a falha na interação entre o ambiente e as habilidades provocando atrasos importantes no desenvolvimento. Também podem ocorrer os mesmos atrasos, quando a criança tem seu potencial, mas os estímulos externos não são adequados ou suficientes.

As experiências vividas durante os primeiros anos do desenvolvimento são armazenadas na memória e depois se transformam em funções importantes relacionadas à postura, percepção, habilidades manuais, pensamento, relações afetivas e sociais.

Sinais e sintomas

• Dificuldade para rolar, sentar, engatinhar e ficar de pé;
• falta de interesse, pouco tempo envolvido na brincadeira;
• medo excessivo de arriscar;
• quedas frequentes;
• dificuldades na coordenação motora fina;
• dificuldades para ler e escrever.

Dicas de livros para pais e professores
Caminhos para a inclusão – Artmed
Técnicas de Modifcação de Comportamento – Aplicação ao Atraso do Desenvolvimento – Sinopse