A Discalculia, como os demais distúrbios, é uma disfunção neuropsicológica que interfere na aprendizagem da aritmética e gera dificuldades para lidar com cálculos e tudo que envolve sequência lógica.

CARACTERÍSTICAS:
O indivíduo portador do distúrbio tem dificuldades em utilizar símbolos matemáticos, nomear quantidades, números, termos, símbolos e relações. Também não consegue ordenar os números, entender as operações matemáticas nem executá-las. O distúrbio afeta ainda o cálculo mental e a memorização de tabuadas e fórmulas.

TEM CURA?
O tratamento adequado possibilita o desenvolvimento da capacidade matemática do discalcúlico. Também é possível encontrar alternativas que potencializem os conhecimentos do estudante.

PAIS E PROFESSORES:
Precisam estar atentos ao desenvolvimento dos alunos na escola e devem procurar um profissional assim que observarem os primeiros sintomas da Discalculia. É fundamental não rotular o aluno como preguiçoso, incapaz ou descompromissado. Os professores devem evitar ressaltar as dificuldades do aluno e sim ajudá-lo a encontrar uma alternativa. Para tornar o entendimento da disciplina mais fácil, o ideal é utilizar exemplos concretos.