Os caminhoneiros não estão aceitando o aumento do combustível, o aumento do pedágio, e a má conservação das estradas brasileiras. Estabeleceram 20 postos de protestos e paralisação no país. Isso está preocupando Brasília que já estuda em que aspecto poderá atender a reivindicação. Radicalizar, sem violência, como disse Che Guevara “hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”, é a única forma de equacionar as consequências do “vão ter que engolir”. É assim que agem os “sem terra”, “sem teto”, que, a cada protesto, conseguem ver atendidas algumas reivindicações. É um absurdo o que ocorre neste país em alguns aspectos. As obras do porto de Rio Grande foram desativadas, dois estádios no norte do país, que custaram aos cofres públicos mais de 2 bilhões de reais, e nunca mais sediaram qualquer jogo depois da copa, estão lá se deteriorando. Do outro lado, os bolsa disso, bolsa daquilo, planos assistenciais que têm lá seus méritos, estão contribuindo para provocar o déficit no orçamento federal e impedindo que se tenha condições de ver as obras de infraestrutura sendo feitas. Bento é afetada com isso? Claro que sim, custo do frete, que faz com que nossos vinhos e nossos móveis sejam colocados no centro, norte e nordeste do país por um preço maior (consumidor tem que pagar a conta) reduzam o consumo, provoquem retração de mercado obrigando as empresas reduzir custos. Reduzir onde? Demitindo pessoal. No ano passado cerca de mil demissões ocorreram em Bento. Qual o futuro de nossas crianças e de nossos jovens em termos de mercado de trabalho?

MAU EXEMPLO

O Ditador da Guiné Equatorial, situado na África, deu dez milhões de reais para que a escola de samba carioca Beija Flor, retratasse a cultura de seu país, no carnaval carioca. A escola foi vencedora, recaindo sobre ela crítica de toda ordem. Lamentei profundamente, por várias razões, uma delas porque o carnaval é para os endinheirados, está fugindo do alcance do povo e perdendo, gradativamente, seu sentido, além da atração turística que, infelizmente, está atrelada a sexo também. Por outro lado pensei aqui com meus botões: com esse dinheiro eu faria um banheiro na praça São Bento, pagaria as contas da Fenavinho, reformaria o Parque de Eventos, transformando-o também em parque público, terminaria as reformas do museu e casa das artes, e outras “cositas” mais. Será que lá na África não tem um ditadorzinho a quem possamos cativar e pedir ajuda como fez a Beija Flor?

PARA CHORAR

• Lula criticou a estratégia de comunicação do Governo Dilma. Fogo amigo?
• Juiz Federal pegou o Porcshe que recolheu de Eike Batista e saiu a passear pela bela Rio de Janeiro. Bom gosto o dele não? Corregedoria anulou todos os atos do juiz em relação ao empresário, ex-marido desta, daquela, e da outra também, em nome de quem ele transferiu os bens. Até o piano ele, o juiz, colocou no apartamento de um vizinho.
• Cerca de mil caminhoneiros participaram do protesto no estado.
• Fruteira de Bento tem a venda maçãs lindas, da cor do esmalte da Malévola. Vieram da França, sim da França.
• No que diz respeito ao decreto sobre aproveitamento das margens do rio Barracão o Presidente da Câmara deixou o Prefeito de “calça curta”. Começou a campanha Política?
• Deputados Federais se concederam um aumentozinho nas verbas de gabinete e aprovaram passagens aéreas para as esposas irem e virem de casa a Brasília. Eu estou sentindo tanta vergonha!
• Em São Paulo, número de crianças que estudam em hospitais triplicou nos últimos cinco anos. E por aqui, tem alguma estudando em hospitais?