Em todo final de semana, que inicia na sexta à noite e vai até domingo, o lixo se amontoa no mais recente point de azaração dos nossos jovens urbanos… alguns nem tão urbanos assim. São dezenas de garrafas e latinhas de bebida que poluem a frente do local, embora uma grande lixeira seletiva esteja, lá, escancarada. Pra que facilitar se, na segunda-feira de manhã, o gari recolhe?

Mas o pior é o lixo orgânico, mais precisamente “escatológico”, espalhado nos fundos do prédio. Retalhos de papel higiênico, quando não voam, e até cuecas, demarcam os espaços bombardeados, próximos ao matinho. É isso mesmo: os indivíduos escolhem uma faixa de chão de terra que cerca a construção, por causa das cócegas que a vegetação rasteira pode provocar nos fundilhos. Eu acho.

Enfim, a nojeira fica exposta, porque ninguém se habilita a remover aquilo. Então, aos servidores que trabalham no andar inferior do prédio, restam duas alternativas: ou deixar as janelas abertas e respirar o cheiro putrefato e desenvolver, no mínimo, uma rinite, ou fechar as janelas e morrer de calor. Nos andares superiores, o odor se mistura às emanações advindas de uma indústria (?), num processo físico químico duro de aguentar.

“É a natureza”, dirão os do contra. “Se não existem banheiros públicos nas proximidades, o jeito é defecar e urinar à rivelia”. Bom, pra começar, tem coisas que se deve fazer na intimidade do lar. Mas, no caso de pintar uma terrível dor de barriga, especialmente depois de meia tonelada de cerveja, a civilidade sugere que os indivíduos peguem o rumo de sua casa. E adubem o SEU jardim. Isso serve também para elas que, sem pruridos estéticos, esvaziam suas vias urinárias nas proximidades.

Fico pensando como as aparências enganam. O cara todo bacana, e a gata toda transada, deixando vazar sua intimidade atrás de um muro ou e uma moita, quem sabe numa ação compartilhada pelos selfies em tempo real. Todo aquele papo de “pegador” dele, e todo aquele jeito de “poderosa” dela indo pro esgoto… melhor dizendo, indo por terra. Sobra alguma química depois disso?