Tem quem espere as luas estarem cheia ou crescente para cortar o cabelo, outras não abrem mão da minguante para se depilar. Mas será mesmo que ela influencia de alguma forma nossa vida na Terra?

Especialistas dizem que sim.

Além da atração gravitacional que ela exerce nas marés e nas plantas, desde os primórdios o homem se guia pelas fases lunares. “Ele aprendeu a utilizar o tempo a seu favor para assuntos simples, como a prevenção para os dias de frio ou calor ou até escolher o momento mais propício de lançar um projeto, vender algo”, explica a astróloga Márcia Bernardo, membro da Escola Santista de Astrologia.

A astróloga diz ainda que há um fator chamado de ‘Lua vazia’ ou ‘fora de curso’, que representa períodos desfavoráveis para iniciarmos algo, independentemente da fase em que a Lua se encontra.

Outro ponto interessante destacado por Márcia refere-se ao ciclo menstrual da mulher, que tem o número de dias bem parecido com o ciclo da Lua: ambos por volta de 28 dias. E ressalta que cada uma delas tem seu papel. Veja:

Nova – indicadora de um novo ciclo, é boa para o planejamento, apresentar novas ideias, iniciar uma poupança e um projeto que só dependa de você.

Crescente – indica mais coragem para conduzirmos nossos objetivos, irmos à luta, um momento de maior expansão, pois a energia está crescendo.

Cheia – o romance está no ar. A Lua cheia traz mais sensibilidade e emoções à flor da pele. Por isso é preciso mais equilíbrio. “Como os ânimos encontram-se mais exaltados, acontecem mais brigas nesta fase da Lua. Seria interessante até que as autoridades utilizassem estas indicações, por exemplo, evitarem finais de campeonatos em Lua Cheia. Também indicamos a pessoa não fazer cirurgias nessa fase, pois há maior propensão de hemorragias e demora na cicatrização.”

Minguante – é mais propícia para a interiorização, momento de avaliações e eliminar hábitos negativos ou vícios. “É a melhor Lua para se começar uma dieta”.