Com a proximidade do verão, diversas pessoas se preocupam com os quilinhos que ganharam no decorrer do ano e muitas recorrem às dietas milagrosas vistas na internet, divulgadas em revistas, ou àquelas feitas pelas celebridades que prometem emagrecer alguns quilos em pouco tempo. Infelizmente, muitas vezes o resultado não é o esperado. Mas, por que isso acontece?

Talvez a dieta escolhida não condiga com o seu metabolismo. Ou seja, cada organismo reage de uma forma diferente aos tipos de alimentos e cada indivíduo deve ter sua própria dieta, ou seja, aquela da celebridade, da revista ou da internet não vale para você. Toda pessoa possui individualidades relacionadas a sexo, idade, estilo de vida, prática esportiva, hábitos alimentares, objetivos, gostos, disponibilidade de tempo e composição corporal diferentes, portanto, cada um tem necessidades energéticas (calorias) diferentes. Daí então, a importância de um plano alimentar individualizado, atendendo as necessidades de cada um.

Então, uma das opções para quem deseja eliminar aqueles quilinhos indesejados e curtir o verão numa boa, atendendo às expectativas e ao organismo, é o Plano Alimentar Individualizado. Ele deve ser feito de acordo com as necessidades de cada indivíduo e, para saber quais os melhores alimentos para seu metabolismo, uma consulta com um nutricionista é necessária. É o profissional quem vai fazer uma avaliação detalhada do estado nutricional do paciente para determinar o diagnóstico e as necessidades nutricionais de corpo, além de fazer um estudo sobre os fatores ambientais e antecedentes genéticos que representam a tendência à obesidade. Partindo destas informações, ele vai desenvolver um plano de ação e educação nutricional, envolvendo conceitos básicos de saúde e alimentação, e fará o acompanhamento de todo o processo, dando suporte sempre que necessário.

O nutricionista consegue, através deste plano, dar ideias práticas e aplicáveis, compatíveis com o dia a dia do paciente. A alimentação deve ser prática e simples, sem muita invenção de moda e, para alcançar os objetivos, paciente e profissional devem estabelecer uma relação de cumplicidade e parceria.