Um levantamento feito com dados apurados pela Brigada Militar com base nos crimes cometidos na região permitiu a definição de um perfil do criminoso em Bento Gonçalves. Embora apresentem algumas variações conforme o tipo de crime cometido, algumas características se repetem e ajudam a entender os índices de criminalidade na Capital do Vinho.

De acordo com o capitão do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT) de Bento Gonçalves, Diego Caetano de Souza, os perfis são definidos com base em estatísticas, já que a maioria dos casos atendidos pela Brigada Militar na Capital do Vinho são cometidos por infratores com essas características. No entanto, isso não exclui que outras pessoas, com diferentes perfis, cometam os mesmos delitos. “São aspectos que se repetem mais intensamente, mas não são exclusivos”, ressalta o capitão.

Segundo ele, os criminosos que praticam roubos a estabelecimentos comerciais e a pedestres se repetem em alguns aspectos. A maioria desses crimes são cometidos por pessoas com faixa etária entre 18 a 30 anos, com reincidência e histórico de envolvimento com drogas. De acordo com o capitão, muitos desses delitos são cometidos por indivíduos de fora de Bento.

No caso dos roubos a estabelecimentos comerciais, em alguns casos são cometidos por duplas em motocicletas. Os bairros com maior incidência desse tipo de delito, além do Centro, são Cidade Alta e Botafogo. O Borgo também aparece com menor incidência.

Já o roubo a pedestre, outro entre os crimes de maior incidência na Capital do Vinho ao longo de 2016, possui algumas características distintas. No entanto, o envolvimento com drogas também aparece como fator de influência.

Segundo Caetano, isso acaba por inteferir na forma de agir. Enquanto os roubos a estabelecimentos ocorrem em horários comerciais, os crimes contra pedestres costumam ser cometidos no início da manhã, quando muitas pessoas estão saindo para o trabalho, ou ao longo da noite. Em ambas as situações, o movimento nas ruas é menor.

Outras formas de atuação já foram detectadas pela BM. Duplas em motocicletas e grupos que agem em saídas de festas, nos fins de semana também cometem esse tipo de roubo.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 11 de janeiro