O mundo visto de cima

Gosto muito dos documentários O MUNDO VISTO DE CIMA e O BRASIL VISTO DE CIMA. Certa ocasião estava em Paris rumo a um dos “points”, atraído pela culinária e pelo que é considerado “o melhor sorvete do mundo.” Na caminhada me deparei com um grupo de jovens em torno de uma mesa colhendo assinaturas num livro “abaixo assinado”. Cheguei chegando e questionei: “do que se trata?” A resposta veio rápida por parte de um dos jovens: “estamos reinvindicando melhorias para a nossa cidade”. Eu retruquei: “me parece tão bela, tão saudável”.

Ele contradisse dizendo: “o senhor é turista, não é?” “sim”, eu disse. “Logo se vê, o senhor pouco sabe dos nossos problemas”, ele disse. “Quais seriam”? Eu perguntei. “Transporte, lixo, educação, segurança”, respondeu. E eu: “onde assino?” E assinei. Lembram daquela ponte cheia de “cadeados do amor” e que caiu com tanto cadeado pendurado? Pois foi ali naquele local. Ao voltar para o hotel, por volta da meia noite, não consegui um taxi, um ônibus, nada. Para dizer a verdade, consegui um taxi, depois de caminhar por uns 5 quilômetros em ruas desertas e inseguras. Dei razão ao estudante, ao chegar no hotel por volta das 3 horas da manhã. Depois, ao andar pela França, constatando que, em cada viaduto, em cada ponte, havia gente sem teto morando, deduzi que o problema social na França, igual ao Brasil, é muito grave. Esta semana correu a notícia de que Paris está infestada de ratos e baratas por todos os cantos. Vocês viram Paris e a França de cima nos documentários? Tem beleza maior?

O Brasil visto de cima

Viram o Rio de Janeiro visto de cima? Tem beleza maior? Viveram momentos lá embaixo, na linha vermelha, na linha amarela, nas favelas? Viram Bombinhas e Porto Belo de cima? Tem beleza maior? Viram lá embaixo? A Prefeita de Bombinhas, hoje Deputada Federal, instituiu, sob o argumento de que “Bombinhas não tem dinheiro para recolher o lixo deixado pelos turistas”, instituiu a “taxa de turismo”, cada veículo que entra na cidade na época de veraneio tem que pagar uma taxa. E Porto Belo, que tem um canal constantemente cheio de cocô que deságua no mar, viram?

Bento visto de cima

Vocês subiram num desses balões que andaram por aqui para ver Bento de cima? Ou viram um documentário como eu vi? Tem beleza maior? Mas estão se dando conta da nossa Bento “vista de baixo”? Vamos lá, começando pelo Vale dos Vinhedos. O Rio Pedrinho que banha o Vale está completamente poluído, a via de acesso é precária, parece a Toscana, mas não tem muito de Toscana, faltam flores, faltam atrativos. Venho do Vale para a cidade, passando pelo bairro Glória, me deparo com o Municipal, vocês entraram lá? Viram aquele riacho poluído, verdadeiro atentado contra a saúde pública? Viram os esgotos a “casa aberta”? Entro na cidade pela Pipa Pórtico, é o pior acesso de todas as cidades no estado. Passo pela rua Olavo Bilac em direção ao Bairro Planalto, “uma pista de corrida”. Passo pela rua Xingu de encontro a ciclovia, deserta e inaproveitada, não tem segurança. Qual o pai que vai deixar uma criança andar ai, sujeita a ser atropelada pela velocidade dos veículos, tanto na Xingu quanto na Planalto? É uma ciclovia bonita, mas “perigosa”, deixaria de ser se fosse isolada com cavaletes. Passo na frente do início da rua 7 de Setembro, quem disse que quem vem do Parque de Eventos consegue acessar a Herny Hugo Dreher? Continuo em direção ao Vila Nova, passo pelo Fenavinho, olho o Parque De Eventos e putz: o próximo presidente do CIC é um segredo guardado a sete chaves e o parque precisa de melhorias que custam em torno 20 milhões. Dou uma espiada no entorno do Eucaliptos, sem calçada, construções irregulares, carros estacionados nas laterais da rodovia que é precária, estreita, perigosa e mal sinalizada.

Putz: e aquele edifício que vai ser construído na entrada do bairro, ao lado da sinaleira?

Ingresso no Vila Nova, e me reporto ao “VILA NOVA VISTO DE CIMA”. Vislumbro o Vila I, Vila II, Vila III, vamos indo e talvez cheguemos ao encontro dos “CAMINHOS DE CARAVÁGGIO”. Tanta discussão em torno do Plano Diretor e vejam o que estão permitindo que façam neste bairro. Sigo em direção ao Salgado, beleza cênica não maculada pelo seu Parque Industrial. Criaram uma entidade pró-segurança em pról da Brigada, ação complementar ao CONSEPRO. Volto, via Bairro Borgo, um bonito sob o ponto de vista arquitetônico mas, com sua rua São Paulo virada em pista de corrida. Subo em direção ao Humaitá, Progresso, tudo beleza. São Roque, um bairro tradicional, olho prá cá, olho prá lá, e ainda enxergo o Pe. Chico. Nos confins do bairro lá está o Lar do Ancião, renovado, com planos arrojados, saindo do sufoco, pedindo apoio da população para dar qualidade e sobrevida aos mais de 50 idosos lá hospedados. No entorno do lar tem uma reserva ecológica.

O Dr. Ervalino Bozetto, um dos fundadores da instituição, queria que, o então Prefeito Aido José Bertuol, desapropriasse uma área adjacente no interesse social. Aido resistiu e as relações, entre os dois, ficaram estremecidas. Vamos adiante, entramos nos bairros Saúde e Aparecida. Se deram conta de que ali ninguém é assassinado e não se ouve falar em ação policial? O Batalhão impõe respeito. Passo pelo complexo MINHA CASA MINHA VIDA e entro na BR, volto e entro na Linha Eulália. Dou uma espiada no aeródromo, constato que as obras do acostamento (contenção) e a estação de passageiros não foram feitas e/ou concluídas, com o que, ainda temos aí, o Aeroclube “com uma pista de pouso asfaltada” sujeita a destruição. Menos mal que possam pousar pequenas aeronaves, helicópteros e balões? Ingresso na Linha Eulália, faço a proeza de ultrapassar a barreira dos caminhões da empresa de transportes, chego ao bairro e constato que ele se divide em Eulália Baixa, que está se transformando num bairro residencial, já contando com o MINHA CASA MINHA VIDA, e, a Eulália Alta, zona nobre, ecologicamente correta. Volto e chego na entrada do Bairro São João, também o pior, talvez o pior dos piores de todos os acessos a cidades do estado.

É intenção da municipalidade construir um túnel de acesso ao bairro e ao estádio do Esportivo, já bastante abastecido com inúmeros edifícios e projetos em andamento. Não dá mais tempo para construir o túnel a tempo, antes do campeonato gaúcho, tem que ficar para depois, um gasto discutível de 12 milhões de reais. Mas, puts: há polêmica na forma de eleição de clube, os estatutos não são claros. Completei o circuito, não sem antes falar do Conceição, o bairro pioneiro, mas também um dos bairros mais problemáticos, sempre foi, sempre vai ser. “O que não tem solução solucionado está”? Gostaram do meu documentário “BENTO VISTA DE BAIXO” ou você prefere o “BENTO VISTA DE CIMA”? Acabou o espaço, END, lembro que o Itacyr Giacomello, o pequeno notável, vai ser homenageado pela Câmara dia 23 de outubro e que Volnei Benini receberá o título de CIDADÃO DE BENTO GONÇALVES em novembro. Esta coluna, embora não seja escrita por Parlamentar, entrará em recesso, voltará dia 23 de novembro. Escolha: aplauda o meu recesso ou chore de saudade!