A história da realização desta grandiosa obra de arte que, inicialmente de uma ideia local, transformou-se em um fato de repercussão nacional e internacional.

O povo de Caxias do sul e de imensas regiões do interior sempre acalentou a ideia da realização de uma grande homenagem aos pioneiros da imigração, um monumento que, pela sua beleza, grandiosidade e expressão, pudesse significar o heroísmo, o espírito de luta, o trabalho destas figuras humildes e excelsas de colonização que, vindos do além mar , aqui se fixaram, criaram raízes no amor à terra, educaram seu filhos e descendentes na dedicação e na fidelidade à Pátria Brasileira e aqui morreram, numa suprema prova de brasilidade.

No dia 1º de janeiro de 1949, o então Deputado Luiz Campagnoni, como dirigente do Jornal “PIONEIRO”, através da Rádio Caxias do Sul, fez-se porta-voz desta aspiração popular, conclamando a todos para a que ideia do Monumento ao Imigrante se tornasse realidade. Para tanto e com o apoio da Comissão Central dos Festejos Comemorativos do 75º aniversário da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul, presidida pelo Sr. Júlio Ungatetti, foi organizada a comissão Executiva do Monumento ao Imigrante.

A pedra fundamental do Monumento foi lançada em 28 de fevereiro de 1950, em cerimônia presidida pelo general Eurico Gaspar Dutra, então Presidente da República. Foi inaugurado em 28 de fevereiro de 1954, pelo Presidente da República Dr. Getúlio Dorneles Vargas. O grupo central do Monumento, que pode ser considerado a obra prima de “Caringi”, tem cerca de cinco metros de altura e foi fundida na Metalúrgica Abramo Eberle S.A, de Caxias do Sul, sob a direção do Mestre Tito Bettini. Pesa 2.920Kg. CARINGI executou esta obra em seu atelier no Rio de Janeiro, ocasião em que foi visitada pelo Presidente da República, em junho de 1952. Os trajes do casal, são da época da imigração desta região: 1875-1885. O vigor e o espírito resoluto, traços que caracterizam o homem-imigrante, contrastam com os da mulher, que representam a renúncia, o espírito de sacrifício – valores morais consagrados no bronze de Caringi.

O significado dos relevos do Obelisco – O 1º (o de baixo) A chegada dos imigrantes – O (2º – o do centro) A vitória do imigrante pelo trabalho. O 3º (o de cima) – A integração do imigrante no Espírito da Pátria (homenagem à força Expedicionária Brasileira).

A solenidade foi acompanhadas de altas autoridades em que o Sr. Dr. Getúlio Dorneles Vargas, Presidente da República, dirigiu-se lentamente para as escadas do monumento, que na ocasião foi saudado com aplausos pelo povo.

O Sr. Deputado Campagnoni, presidente da Comissão Executiva, assim se pronunciou: Num momento como este, as palavras aparecem como supérfluas, não há discurso que possa dizer de nossas emoções, de nossa alegria, de nossos sentimentos por que maior do que a palavra possa expressar, aí esta a profunda significação destes bronzes, que foi ditada pela alma, e pelo coração . Não podíamos deixar que morresse a memória daqueles bravos que desbravaram áreas imensas de nosso interior, fizeram a terra frutificar, deram muitos filhos e depois, humildemente, com simplicidade, entregaram seus restos mortais a mesma terra que os acolheu.