(continuação)
O monumento ao imigrante Campagnoni em seu pronunciamento

“…O Monumento ao imigrante é a homenagem suprema aos colonizadores de nosso país. Homenageamos com ele aqueles que tiveram a coragem de atravessar os mares e eleger o Brasil como sua Pátria.

De modo mais profundo, porém , é ele um monumento à humildade, ao espírito de sacrifício e de renuncia, ao trabalho fecundo e realizador.

Quisemos consagrá-las para sempre, no bronze e no granito, porque nossos caros imigrantes , aqueles que nos antecederam nesta terra bendita, foram pobres, humildes e trabalhadores.

A caminhada dos pioneiros pelas íngremes encostas da serra, a luta contra a selva, as feras, as intempéries; os filhos que nasceram e cresceram sem conforto, sem assistência; as mães que tiveram seus filhos sob a nudez da terra virgem, e a vida sem alegria…

Quisemos construir este monumento para exaltar esta brava gente, que de enxada em punho, rasgaram o primeiro sulco na terra fecunda da civilização, da cultura e do progresso.

Lembremo-nos, sempre, a todo momento, da figura do imigrante. Ela nos ensinará a viver e a cumprir nossos deveres. Lembremo-nos das orações e das lágrimas dos imigrantes, que foram pobres, humildes, cheios de fé, de religiosidade, de amor aos filhos, de amor à Pátria.

Lembremo-nos da mãe-imigrante, companheira dedicada ao esposo a acompanhá-lo em seus sonhos.

Mãe-Imigrante! Foste a silenciosa artífice da personalidade dos filhos. Sofreste o que somente os humildes sabem sofrer. E, no entanto, ensinaste a teus filhos a lição do otimismo, do trabalho, da virtude do desprendimento, do amor ao próximo, do amor a Deus. Ensinastes a teus filhos a rezar, cantar e amar o bem. Não tiveste médico que te assistisse em tuas dores; não tiveste diversão alguma em teus anos que gastaste a vida pelo amor de mãe. Mas continuaste sempre a sorrir a todos os filhos que Deus te mandava. Continuaste sempre a cantar em tuas orações. Fostes feliz em tuas dores, porque Deus inspirou tua alma.

Se continuarmos seguindo o caminho que nos foi traçado pelos imigrantes, pode o Brasil confiar em seu futuro, porque somente com o TRABALHO, com renúncia, com virtude, podemos realizar o futuro de uma grande nação.

Na festa Nacional da uva de 2014- teve como tema “NA ALEGRIA DA DIVERSIDADE”. – Portanto, todos juntos construíram a nossa região. E, também uma grande homenagem ao Monumento ao Imigrante- 60 anos – Inaugurado em 1954.

Parabéns aos organizadores da Festa Nacional da Uva que souberam prestar esta homenagem e mostrar para o mundo a HISTÓRIA de um povo que lutou e venceu…