Distinguir claramente maus comportamentos de comportamentos hiperativos nem sempre é fácil; por um lado, uma criança impulsiva que age e fala sem pensar pode ser facilmente confundida como tendo falta de disciplina na sua educação. Por outro lado, uma criança mais lenta e passiva pode ser interpretada como meramente desmotivada. Como distinguir uma coisa da outra?

O que é a hiperatividade?

As principais características são:

• Dificuldade de concentração;

• Dificuldade em prestar atenção a detalhes;

• Tendência para não concluir as diferentes tarefas/atividades que inicia;

• Tendência para ser desorganizado;

• Tendência para evitar atividades que exijam da sua parte um esforço cognitivo continuado e persistente;

• Tendência para distrair-se frequentemente com coisas alheias àquilo que está a fazer;

• Tendência para esquecer-se de compromissos e tarefas previamente estabelecidos;

• Tendência para esquecer-se e aborrecer-se facilmente;

• Tendência para apresentar agitação motora (por exemplo, mexer os pés e/ou as mãos);

• Dificuldades em ficar sentado por períodos de tempo mais longos;

• Sensação interna de inquietude;

• Tendência para ser excessivamente agitado;

• Tendência para falar em excesso e para não pensar antes de falar;

• Dificuldades em ser paciente e esperar pela sua vez.

O que fazer se o meu filho apresentar estes sinais?
Sempre que crianças ou jovens revelarem alguns dos sinais, pais e professores devem procurar quanto antes uma avaliação mais detalhada junto de técnicos especializados, como uma psicopedagoga, dado que o sucesso da intervenção será tanto maior quanto mais cedo forem detectadas e intervencionadas estas situações.