Os imigrantes e seus descendentes gostavam de diversões. Podia ser o filó, na sagra, nas bochas, no baralho ou nas “carreiras”.
O filó era realizado à noite. Acontecia mais nos meses de noites longas e frias. Geralmente os vizinhos se reuniam para conversar sobre o trabalho, as colheitas, os fatos que aconteciam e a saúde da família. Não faltava o bom vinho e as cantorias. Comiam pinhões, batata doce, amendoim, pipoca, queijo e salame. Dedicavam-se ao conserto ou fabricação de algum utensílio, como baldes de madeira, mesa, armário, cabo de martelo e machado, etc. As mulheres faziam trança de palha, bordados, crochê e conversavam sobre os afazeres da casa. Preparavam maços de palha de milho para cigarros e palha de trigo para fazer a trança para os chapéus. Antes, porém era rezado o terço, juntamente com as crianças que aprendiam com os pais e com a família o respeito e a oração.
A sagra era a grande festa religiosa da capela. O acontecimento era esperado com muita ansiedade. Muitas pessoas faziam roupas novas. Compravam sapatos novos e bijuterias. Todos iam para a grande festa que começava com a missa às 7 horas, depois comiam sopa de pão com caldo de galinha e mondongo. Isto para os que vinham de mais longe. Lá pelas 9h30min acontecia a missa principal, geralmente com procissão levando o padroeiro num andor, acompanhado por uma multidão. Ao meio-dia era servido um almoço. Mais tarde, porém, entrou o costume do churrasco, que era comido ao ar livre sob a sombra das árvores. Não havia pratos e mesa. Não era de costume ter baile e eram praticados alguns jogos pelos homens; argola, pesca, leilão de algum animal e o jogo de roleta.
Um jogo típico das festas era a mora: um grupo de senhores (só homens) ao redor de uma mesa gritando números e expondo dedos. O jogo consistia em acertar qual era a soma dos dedos que os dois cantadores haviam estendido à mesa. Às vezes era tão rápida que só os entendidos eram capazes de calcular a soma.
Jogar bochas era um divertimento praticado pelos homens. Inicialmente aconteciam em potreiros, em gramados, utilizando bochas de madeira ou de pedra. Depois sugiram canchas construídas perto de algumas casas, que reuniam aos domingos, os vizinhos e amigos. Posteriormente, surgiram nas localidades junto às bodegas. Jogavam pelo prazer de jogar, não por dinheiro. Quanto muito, o perdedor pagava um trago de cachaça ou uma rodada de vinho. Outro divertimento de grande repercussão foi o das carreiras. Durante os anos de 1940 a 1960, aconteciam corridas de cavalos, que atraíam muitas pessoas das localidades e das redondezas, simplesmente para assistir ou fazer apostas.
A cancha nada mais era do que dois trilhos de chão batido com espaço entre os cavalos. No ponto de chegada, existia um jogador com baliza. De vez em quando, devido à velocidade e qualidade dos cavalos, chegavam igualados, podendo gerar discussões. Além das carreiras, os homens gostavam de jogar baralho. Os principais jogos eram: O trisset, a briscola, o quatrilho e a escova. A bisca foi a mais popular. Mais tarde surgiu o futebol.