Muito se tem dito sobre a administração das contas públicas no nosso Brasil. Aqui mesmo escrevemos algumas vezes que, normalmente, os governos são péssimos administradores do dinheiro de nossos impostos. Independentemente de partido, o que se vê nesse país afora são orçamentos públicos quase sempre inchados com gastos e mais gastos.

Eu já ouvia todo mundo dizer há anos que era preciso combater o déficit público. Aprendi no curso de economia com professores e com muitas leituras que, se isso não fosse feito, o país teria sérios problemas. Estudei toda história econômica do Brasil e vi excelentes planos de desenvolvimento, tudo bonitinho, lá da década de 50 ainda. Fui professor de macroeconomia e política econômica. Planos extraordinários que, se 20% fossem cumpridos, o Brasil hoje seria muito melhor do que é.

Não foram. Você sabe por quê?

Primeiro, porque sempre tivemos “interésses” maiores do que o desenvolvimento deste país; segundo, porque os governos nunca reduziram o gasto público significativamente, só aumentaram os impostos; terceiro, porque nós, o povo, nunca cobramos como deveríamos ter cobrado.

Para falar dos governos basta olhar o que foi feito com as finanças do RS. E não foi o Sartori. Foram os anteriores. Por que ninguém está cobrando do Tarso, da Ieda e dos que os antecederam? Eu vi inúmeras vezes o governo do Tarso publicar, no Jornal Zero Hora, em páginas inteiras os empréstimos que o governo do RS tinha conseguido. Fazer propaganda de empréstimo? Tinha que fazer propaganda de ter conseguido pagar os empréstimos, não de fazê-los. Você viu a grande imprensa falar desses empréstimos? Ninguém lembra, ninguém sabe, ninguém viu.

Todos os governos só pensam em aumentar impostos. Nenhum até hoje fez alguma coisa significativa para reduzir os gastos. Eu disse nenhum, a nível federal pelo menos. Quanto dinheiro pode estar sendo mal empregado neste mesmo instante que você lê esta coluna que ninguém vai divulgar, nem vamos saber. Poderíamos aumentar os salários? Tenho certeza que sim se houvesse melhor gestão pública.

O governo federal conseguiu aumentar em muito os impostos nos últimos 25 anos. Os estaduais um pouco menos, não os municipais. Vi a Presidente Dilma dizendo, em alto e bom som, semana passada que não era a favor da CPMF, depois era, depois finalizou dizendo que era a favor de qualquer iniciativa que aumentasse a arrecadação. Você tem dúvida que vão criar novos impostos? Pode esperar. E pode esperar sentado(a) que nunca serão feitas reduções nos gastos públicos se não houver uma mudança de mentalidade de toda a população.

As coisas não acontecem porque tem que acontecer. Nada está pré-determinado. As coisas acontecem só se você fazer com que aconteçam. Na sua vida pessoal, na empresa em que trabalhas, na comunidade, no país e no mundo. O acaso não existe.

O jeitinho brasileiro sempre foi de levar a vida para frente, de levar vantagem em tudo e que Deus é brasileiro. Para que deveríamos nos esforçar se Deus é brasileiro. Muitos ainda pensam assim. Sei que você não é um(a) desses(as). Faça acontecer e siga em frente. Sei que você consegue. O seu futuro você é quem constrói, hoje.

Pense nisso e sucesso.