Não apenas de histórias tristes que vive a educação do Brasil. Em Bento Gonçalves há um exemplo que inspira e transforma o dia a dia de milhares de pessoas. No Núcleo Estadual de Jovens e Adultos e Cultura Popular Metamorfose (Neeja), muitas pessoas que não possuem ensino fundamental ou médio completos, estão buscando aprimorar seus conhecimentos e concluir os diferentes períodos escolares. O que muda em tudo isso, é que o aluno não precisa frequentar a escola regular e, mesmo assim, conseguindo acertar mais de 50% de uma prova, ele garante o comprovante que o levará “muito mais longe”, segundo as palavras da diretora.

Marisa Ferrari Guizo é quem coordena a equipe de 16 funcionários, entre eles 12 professores, que em 2016 atendeu mais de mil pessoas. O desafio é grande, mas ela diz que ainda assim é gratificante. “Receber aqui na escola pessoas já com idade, em busca de conhecimento, apenas para poder ter um certificado de conclusão, me faz querer acordar todos os dias. É por isso que trabalho, para arrancar um sorriso do rosto de cada um dos nossos alunos, quando eles veem que a prova foi concluída com méritos próprios”, salienta a diretora.

O sistema parece simples, mas exige muita determinação dos educandos. Marisa explica que a vontade precisa partir de cada um, principalmente porque o ensino não é considerado regular e, em todas as situações, os alunos precisam aprender sozinhos todos os conteúdos. “Eles chegam e fazem a inscrição, com isso, recebem orientação e o material que precisa ser estudado. Todos os dias de noite e à tarde, são disponibilizados professores, de diferentes níveis, para que eles possam tirar as dúvidas. O melhor de tudo, é que as salas de aula ficam lotadas deles. O interesse fala mais alto, até porque não é fácil, isso eu garanto”, enfatiza a diretora do Neeja.
No ensino fundamental são aplicadas oito provas, de diferentes áreas. Elas são feitas em quatro dias e é possível que o educando consiga acertar apenas duas áreas. “Se eles não conseguirem alcançar a meta de 50% em cada nível, eles conseguem receber o certificado, caso contrário, terão outras cinco chances de tê-lo. Pedimos sempre muita paciência a eles, pois sabemos que são ansiosos já que ficaram tantos anos longe dos livros”, frisa a professora.

A internet é uma grande aliada nos estudos dos alunos. Marisa diz que não seria possível ficar longe da tecnologia, principalmente quando o assunto é educação. “Criamos um blog (www.neejacp.blogspot.com.br) e nele vamos pondo conteúdos, atividades e temos, inclusive, um banco de questões, para que possam se manter entretidos e confiantes para quando o dia da prova chegar”, observa.

Além da conclusão dos ensinos fundamental e médio, o Neeja possui aulas para adultos que ainda não foram alfabetizados. “Tivemos uma aluna com quase 60 anos que nunca havia entrado em uma sala de aula. Quando ela me mostrou que estava conseguindo formar frases, começou a chorar e me deixou emocionada. Já outra, também com a mesma idade, estava há mais de 30 anos longe de uma professora, de um quadro e dos livros, havia esquecido tudo que um dia aprendeu, até que depois do certificado de alfabetização e a conclusão do ensino médio, ela veio me agradecer, pois já havia cumprido sua missão”, finaliza a diretora.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 25 de março de 2017.