Realmente o ano de 2020 não é para qualquer um. De um ano com previsão otimista, todos previam um PIB crescendo de 2 a 3%, taxa de juros estável baixa, dólar em patamares construtivos, setor agropecuário otimista, indústria otimista, desemprego baixando, o ano se tornou uma pandemia. Talvez uma pandemídia também.

O Brasil passou de uma previsão de PIB de 2 a 3% positiva para, segundo alguns, até 9% negativo. Eu sempre estimei nessa coluna entre 5 a 6% negativo. As projeções atuais para o PIB do mundo seguem na próxima tabela.

Agora, muitos (mercado) no Brasil estão chegando nos números que essa coluna previu, ou seja, em torno de 5 a 6% negativo. Estimo com viés de ser melhor ainda do que isso.

Ainda é um número ruim mas é bem menor do que muitos previam.

O nível de confiança dos empresários está melhorando.

O nível de confiança dos consumidores também está melhorando.

A crise passou? O pior da crise está passando. Ainda teremos meses delicados mas, caso a situação sanitária continue a melhorar, esse segundo semestre promete ser bem melhor que o primeiro. Ainda mais com uma taxa de juros super baixa que está fazendo muitas pessoas a investir na economia real, não deixar o dinheiro parado nos bancos com taxas anuais ao redor de 1% somente.

O pior, em termos de economia, já está passando. Crie, invista nos clientes e nas pessoas.

Pense nisso e sucesso.