O setor também tem conquistado espaço em Bento Gonçalves, onde só no segundo trimestre de 2019, teve 84 novas unidades abertas e 66 novas redes

Na contramão da crise econômica, o setor de franquias tem ganhado cada vez mais espaço no país. Enquanto os dados do Relatório Focus, divulgado pelo Banco do Brasil na segunda-feira, dia 2 de setembro, estimam um crescimento 0,87% para o PIB em 2019, o número total de novas unidades de franquias, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), saltou 6,3% no segundo trimestre deste ano.

Em Bento Gonçalves, a taxa é ainda mais expressiva. No segundo trimestre de 2019, foram abertas 84 unidades de franquias na Capital do Vinho, 17% a mais que em 2018 (72). Os dados mostram ainda que 66 novas redes iniciaram operações na cidade, uma elevação de 16% em relação ao último ano (57).

Os números são comemorados pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Bertolini Pasin, que acredita que o avanço visto na cidade se dá tanto pela “veia empreendedora dos bento-gonçalvenses”, como pelo fortalecimento do turismo local. “Se antes o turista passava aqui só como destino de passagem para quem ia a Gramado e Canela, hoje eles se hospedam aqui. E quando ficam mais tempo em um lugar, além dos produtos tradicionais, eles também buscam coisas que consumiam em sua terra, como os produtos de franquias de alimentos e bem estar”, destaca.

Embora os números atuais possam impressionar, o fortalecimento do setor vem em uma crescente constante há um bom tempo, tendo atingido marcas ainda maiores em anos de recessão como 2015 e 2016, quando o PIB retrocedeu. Para a economista Mônica Mattia, a explicação para a aparente “contradição” de cenários, se dá justamente pelo momento econômico complicado passado pelo país nesse período.

Enquanto muitos jovens já com uma cultura laboral diferente preferem arriscar investir em negócios próprios a trabalhar em modelo tradicional, muitos profissionais capacitados foram desligados e, com dificuldade de realocação, arriscaram empreender. “Empresas que tinham vários níveis hierárquicos de gestão estão se tornando mais flexíveis, atribuindo mais responsabilidades a menos gerentes e diretores. Assim, pessoas que ocupavam cargos elevados em grandes e médias empresas acabaram sendo desligadas sem que houvesse possibilidade de empregabilidade em outras empresas, inclusive pelas altas remunerações que recebiam. Esse potencial de pessoas envolvidas com alta gestão passou a ser aproveitado em novos negócios e as Franquias se constituíram em excelentes oportunidades para recomeçar a vida profissional na idade madura”, pontua.

Ainda, de acordo com Mônica, a multiplicação de novas unidades, bem como da chegada de novas redes, se dá pelas facilidades de gestão e pela segurança que esse tipo de investimento costuma proporcionar. “O pequeno empresário local utiliza todo o conhecimento da Franquia nacional, a marca consagrada, acesso aos recursos de uma empresa grande: modelo de administração, compreensão do perfil do consumidor, estratégias de marketing definidas, visual da loja padrão, formas de treinamento da equipe, tecnologias a serem utilizadas”, destaca.

A visão dos franqueados

Em corroboração com Mônica, o empresário Sirlesio Carboni Junior, é outro que defende as vantagens por trás do investimento nesse tipo de negócio. Gerente da franquia O Boticário de Bento Gonçalves, Carboni, também destaca as vantagens de se investir nesse tipo de negócio.. “Além de uma marca já consolidada, as boas franquias costumam oferecer uma boa estrutura de suporte aos franqueados sem produtos, campanhas de mídia e inovações. Essa estabilidade explica o grande número de pessoas interessadas em abrir novas franquias”, opina.

Apesar de todo suporte recebido pelo franqueado, Carboni sublinha que o setor também exigem um alto padrão de controle para os franqueados. “É um modelo que cobra bastante controle de processos por parte do pequeno empresário como contrapartida. Independentemente, de qual parte do Brasil for, as lojas têm que ser iguais na exposição de produtos e nos valores. Essas cobranças são grandes em cima do franqueado, mas os benefícios compensam”, pondera.

Franqueado do Subway, do Delivery Much e da recém inaugurada Happy Code, Marcos Carbone diz que seu investimento em dois dos segmentos — Alimentação e Tecnologia e Educação – que mais se desenvolvem seja em faturamento ou número de novas redes e unidades não é ao acaso, mas sim, uma compreensão do mercado. “Além de maior rede de franquias do mundo, o Subway segue uma tendência de alimentação saudável; já o Delivery Much aposta na mudança de hábitos do consumidor que, cada vez mais, quer comodidade e acesso a diversos canais de distribuição; já a Happy Code é uma franquia com metodologia testada que desenvolve alunos de 5 a 17 anos para as profissões do futuro”, enumera.

Prestes a abrir uma nova franquia no segmento da Saúde em outro município, Carbone destaca que o essencial na hora de investir é estudar o negócio e as novas tendências de mercado. “A pessoa tem que estar preparada, estudar, avaliar a franquia, mercado aonde vai se instalar e as tendências, tudo tem que ser levado em conta, pois o investimento de uma franquia é alto”, aconselha. Acrescenta também que, ao contrário do que possa parecer, os momentos de recessão são ótimas épocas para empreender. “A economia vai retomar o crescimento nos próximos anos. É importante investir agora, para que quando a economia melhorar, o negócio já esteja estruturado para atender as demandas que virão”, finaliza.

Os segmentos que mais crescem

Primeiro e terceiro maior segmento de franquias em número de novas unidades no país, Alimentação e Saúde, Beleza e Bem Estar, com 34.964 e 26.074 novas aberturas no 2º trimestre de 2019 respectivamente, também estão entre os negócios de maior sucesso em Bento Gonçalves. Ao todo, 18 novas unidades de cada uma das duas áreas iniciaram operações na cidade nesse período, e representam juntas, 42,8% de todas as novas franquias locais.

Terceiro lugar em número de aberturas na cidade com 15 novas unidades, o setor de “Serviços educacionais” aparece em quinto no índice nacional, com 16.418. Por outro lado, o setor de Comunicação, Informática e Eletrônicos que apresentou a maior taxa de crescimento no Brasil (13%), só apresenta 2,4% das franquias abertas em Bento Gonçalves.