Após um ano de espera, está definido quem vai fazer o estudo técnico do Plano Diretor de Bento Gonçalves. Os trabalhos ainda não têm data para começar, mas pelo menos o contrato com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) está prestes a ser assinado. A partir daí, serão longos 12 meses de espera até que um novo Plano Diretor fique pronto.

Isto quer dizer que somente no segundo semestre de 2015 saberemos onde será possível construir no município. Pelo menos, temos um prazo para que isso aconteça pois, até então, estávamos todos com uma incógnita sobre como seriam direcionadas as coisas na cidade.

Sabemos da reclamação generalizada com o rigor do atual Plano Diretor, onde corremos o risco de perdermos grandes empresas, que impulsionam nossa economia, por elas não poderem construir nem uma guarita sequer para o vigilante. Bairros como Santa Helena e Santo Antão não podem ter prédios, enquanto outros, como o São Francisco e o Humaitá, têm suas tubulações e ruas se abrindo devido ao amontoado de prédios que se constrói nestes locais.

É preciso equilibrar as coisas. Fazer com que nem tudo seja permitido, mas também que nem tudo seja proibido. A Ufrgs vai mostrar, de forma técnica, o que precisa ser feito no município. Teremos, enfim, um estudo coerente e com credibilidade para que possamos saber para onde podemos expandir. A decisão política vai ficar de lado, pelo menos é o que se espera deste levantamento.

O que é preciso levar em conta são os interesses da cidade e não o de uma parcela da população. Esperamos que os empresários e os ambientalistas se organizem para acompanhar o processo de forma integral, para que, após sua conclusão, possam opinar com conhecimento de causa. A mobilização realizada em épocas anteriores se faz necessária neste novo momento que estamos ingressando.

Seria utopia acreditar que o novo Plano Diretor irá agradar a todos os que moram em Bento Gonçalves. Porém, as discordâncias precisam encontrar respostas técnicas para que elas não causem desconfiança. Todo o trabalho realizado com base em estudos e com análises coerentes garante credibilidade e segurança para quem o contrata. E a Ufrgs tem credenciais suficientes para que tenhamos uma atuação transparente e coerente dos profissionais desta respeitada instituição de ensino ao longo dos próximos 12 meses.

Quem ganha com este estudo técnico é Bento Gonçalves. Vamos acabar com este estigma de perseguição e de que as coisas não acontecem por aqui. O poder público deu um passo importante com esta contratação. A partir da conclusão do estudo técnico, teremos um novo Plano Diretor e, finalmente, poderemos programar o futuro de nossa cidade com o tão sonhado planejamento e sem a fragilidade que nos acomete nos dias de hoje.