O governo federal liberou mais de R$ 3,5 milhões, dinheiro público destinado ao custeio das ações de combate à pandemia da Covid-19, provocada pelo coronavírus, ao Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, nesta semana. O recurso, ainda que pareça pouco diante das necessidades que se apresentam em todos os municípios do país, serve para amenizar as dificuldades que o surto vem causando.

Por causa da doença, vários investimentos tiveram que ser realizados, pelos hospitais e órgãos públicos de atenção à saúde, para custeio das ações preventivas e de tratamento da Covid. São investimentos feitos, inicialmente, em planejamento estratégico, depois na aquisição de equipamentos de proteção individual para preservar a saúde dos trabalhadores do setor, e em seguida em máquinas, aparelhos e material destinado ao tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença.

No caso de Bento Gonçalves, os prejuízos ao Hospital Tacchini, conforme a própria instituição noticiou, superam a cifra dos R$ 14,5 milhões. Decorrem não só dos investimentos feitos, mas também da perda de receita que obtinha com os procedimentos por meio de plano de saúde privados. E do fato de o hospital prestar cerca de 60% do total de seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, cuja tabela de ressarcimento, por procedimentos e material empregado, está defasada há vários anos.

Se o dinheiro não é suficiente, pelo menos vem em boa hora. Vai permitir que o hospital, que é referência regional em termos de atendimento na área da saúde pública, continue dedicando esforços fundamentais no combate à pandemia da Covid. É um alento para quem necessita de socorro em momentos de dificuldades como os que têm sido enfrentados nos últimos meses.

Por todos.