O trânsito de Bento Gonçalves – e seu efeito negativo sobre a qualidade de vida de todos os seus moradores – pode ser traduzido numa marca recém-atingida pela cidade: mais de 75 mil veículos circulando por suas ruas, média de dois veículos para cada três habitantes com mais de 18 anos. É de arrepiar. Na última década, a frota bento-gonçalvense aumentou 2,5 vezes mais do que a própria população. Além de roubarem de cada cidadão horas que jamais serão recuperadas, os congestionamentos prejudicam a economia e queimam milhões de litros de combustível.

Mais do que isso é saber que nossos administradores, ao longo dos anos, praticamente viraram as costas para a questão que envolve a mobilidade urbana. Basta olhar para as ruas da nossa cidade você vê as mesmas vias de antigamente. Algumas mudaram apenas pela colocação de asfalto e nada mais do que isso. Ao que tudo indica faltou atitude e coragem para tocar obras desta envergadura.

Para piorar, não há nem como a prefeitura incentivar o transporte coletivo ou o uso de bicicletas. A ideia das faixas seletivas de ônibus seriam uma boa ideia, caso continuassem com uma maior extensão. O poder público, infelizmente, se rendeu à pressão e não deve levar este projeto adiante. Por isso, o bento-gonçalvense prefere perder tempo dentro de seu carro do que dentro do ônibus. A utilização de bicicletas em uma cidade com um terreno inviável para isso acabaria se tornando piada pronta rapidamente. Além disso tudo, todos nós queremos estacionar o carro na frente da loja onde vamos comprar, caminhar o menos possível.

Embora esses sejam alguns entraves, é triste saber que houve um empenho para que uma solução para o nosso trânsito fosse apresentada. Ela existe há cinco anos, porém, não foi levada a sério pelo poder público. São mudanças gradativas, porém necessárias que, pelo jeito não interessam a nenhum governante. Lunelli tomou conhecimento do fato e deixou passar. A administração Pasin também recebeu CDs com o detalhamento do projeto mas, passados um ano e meio de seu governo, também não deve utilizá-lo.

Uma pena, porque estamos caminhando a passos largos para termos um colapso no trânsito de Bento Gonçalves. A cada dia que passa as ruas estão mais espremidas de tantos veículos. Onde vamos parar? Só Deus sabe.