Após o início de uma paralisação, os médicos terceirizados que atendem no Pronto Atendimento 24 horas de Bento Gonçalves só receberam os seus salários na última segunda-feira, 14. O pagamento diz respeito aos salários pendentes e ao 13º salário.
 De acordo com o Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, o início dos atrasos ocorreu no mês de outubro do ano passado. Logo, no mês seguinte, os funcionários realizaram a primeira sinalização de greve.

O ideal de entrar em greve partiu na última semana, quando o sindicato dos médicos sinalizou possível greve a partir desta semana. O pagamento foi realizado pela Fundação Araucária.
Com a sinalização de possível paralisação, o atendimento chegou a ser realizado por 30% dos médicos, vindo a ser normalizado já na tarde de ontem.

Tudo isso já compensa um assunto velho em nosso país, onde a Saúde Pública é uma questão emergencial de Norte a Sul e de Leste a Oeste do território nacional. O antigo ideal de contar com mais atenção dos órgãos competentes é um sonho que movimenta a comunidade brasileira, o que gera um país totalmente desestabilizado, onde o termo política pública não passa de algo incoerente. Em total desrespeito com a sociedade brasileira.

O Sistema Público de Saúde em nosso país vem enfrentando uma crise que se agrava a todo instante. Sem o financiamento necessário e com um modelo gerencial emperrado na burocracia, a Saúde se encontra mergulhada em problemas, como, por exemplo, a escassez de materiais, falta de medicamentos, equipamentos sucateados e déficit no quadro de profissionais. Todas estas são falhas são parte do cotidiano dos médicos na maioria das unidades públicas de saúde em todo o território nacional, colocando os profissionais em condições precárias e, por vezes, até humilhante.

A situação da saúde brasileira encontra-se em um terrível caos, onde os governantes deveriam parar de fazer discursos bonitos, com muitas promessas a mil maravilhas, porém, na realidade, não muda e a saúde pública continua sendo uma “violência permanente” contra a vida de todos nós. Afinal, não é de hoje o caso das filas nos postos de atendimento, nem a falta de medicamentos e nem os hospitais superlotados. Não é novidade nenhuma, do mesmo modo, as obras que são paralisadas na Saúde e as verbas desviadas. Entra governo e sai governo, em âmbito federal, estadual e municipal, e a Saúde é sempre uma dor de cabeça de nossos governantes. Para nós, já passa de uma terrível enxaqueca.

A real situação é que o Brasil se encontra entre os piores  países do mundo não apenas na Saúde, mas também na questão ambiental, Educação e na falta de empregos e de qualificação de mão de obra. Na Saúde, outro fator preocupante é a falta de saneamento básico em boa parte das residências brasileiras. Sejam bem-vindos ao país da Copa do Mundo, Carnaval e das Olimpíadas… O resto, eles escondem no tapete.