Sim, e para constatar isso é só observar algumas coisas que acontecem nele com mais atenção. Observemos, por exemplo, o preço dos combustíveis. No governo fhc, houve uma redução de preços pela Petrobrás de algo em torno de 20% a partir de janeiro de 2002. Quem lembra do que aconteceu? O óbvio num país engraçado, onde até setores vitais, alicerces da soberania de uma nação, foram liberados: o preço da gasolina foi reduzido, nas bombas, menos de 10%. Normal, não? Em se tratando de Brasil, sim! Agora, sabe-se lá por que, a Petrobrás anunciou a redução do preço da gasolina em 3,2% e no diesel em 2,7%, a partir da meia-noite de ontem para hoje. Quanto reduzirá na bomba? Opinião minha: nada! Por quê? Porque, no Brasil, quando impostos ou tarifas são reduzidos, isso é transformado em “recomposição de margens de lucros”. Não é engraçado?

Por que essa diferença?
Abasteço em Porto Alegre ou grande Porto Alegre quase sempre, pois, como estou por lá frequentemente, não deixaria de abastecer com gasolina aditivada por R$ 3,59, não é mesmo? Mas, por que tanta diferença com postos na região nordeste? Frete? Será que o frete é maior de R$ 0,04 por litro? Considerando-se que os postos têm seus próprios caminhões, quanto seria, mesmo? E agora? Algum posto terá reduzido o preço da gasolina hoje? Na remotíssima hipótese de “sim”, de quanto seria? Bem, mas isso é secundário. Há que se questionar o que acontecerá com o trânsito, se hoje ele já ultrapassou o estágio de “caótico”, diante dessa – repito – remotíssima hipótese de haver redução no preço da gasolina. Sim, porque nossos governantes apenas querem arrecadar com IPVA, impostos sobre combustíveis, multas, etc. Mas, oferecer ruas e rodovias em condições… Isso, porém, é assunto para outra coluna, já que as multas serão salgadas a partir de novembro.

Estão brincando com o Brasil!
Quando alguns petistas protestam contra a “seletividade” das investigações, acusações, prisões, denúncias, espetáculos midiáticos e outras coisas mais, são imediatamente execrados. Mas, basta uma simples, singela, basilar pesquisa de fatos e a forma com que recebem o tratamento das “autoridades competentes”, constata-se, escancaradamente, inequivocamente, que há casos emblemáticos que podem dar razão parcial a esses petistas.

E com coisas sérias…
Recordam o caso “BANCO MARCA/FONTE CINDAM”, que recebeu horas de Jornal Nacional? Sim, aquele que colocou na cadeia o Salvatore Cacciola? Que recebeu 1,5 bilhão de dólares do Banco Central – leia-se “governo fhc” – quando na desvalorização cambial, ocorrida numa das três vezes em que o Brasil foi quebrado pelo governo de então? Pois da mesma forma em que o Caso Banestado (rombo de 30 bilhões de dólares, concidentemente também no governo fhc) PRESCREVEU, o caso Banco Marka/FonteCindam TAMBÉM PRESCREVEU. Mas, não é uma maravilha? Os antipetistas estão vibrando com a impunidade gozada pela demotucanalhada. Provavelmente, muitos deles bateram panelas a pouco tempo. Agora, fingem não ver essas monstruosidades. Brincam com o Brasil e com a sua gente, aquela que é, verdadeiramente, séria. E acusam de “petista” quem denuncia essas barbaridades, fingindo nada tem a ver com eles. Parabéns aos antipetistas pelos “movimentos anticorrupção”. A dos outros, é claro.