O número de mortes provocadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 48, conforme informações da Defesa Civil do Estado divulgadas no início da tarde desta segunda-feira, 18. O município que registrou o maior número de óbitos segue sendo Muçum, com 16 vítimas. Da região, apenas Santa Tereza contabiliza uma morte. O levantamento mostra ainda que Bom Retiro do Sul (1), Colinas (2), Cruzeiro do Sul (5), Encantado (1), Estrela (2), Ibiraiaras (2), Lajeado (3), Mato Castelhano (1), Passo Fundo (1) e Roca Sales (12), também contabilizam vítimas fatais.

Os dados informam que nove pessoas seguem desaparecidas. Todas, pertencentes aos municípios do Vale do Taquari. Muçum é a cidade com o maior número de pessoas desaparecidas, totalizando quatro. Em seguida, Lajeado, com duas e Arroio do Meio, Encantado e Roca Salem com uma em cada localidade.

Desde o início da enchente, mais de 3,1 mil pessoas foram resgatadas em 105 municípios afetados. São mais de 4,9 mil desabrigados, 20,9 mil desalojados e 943 feridos. Conforme a Defesa Civil do RS, o número de pessoas afetadas pelas cheias chega a 359,8 mil em todo o Estado.