Não há quem não conheça neste país e, até mesmo fora dele, a força do setor moveleiro de Bento Gonçalves. Trata-se de uma área da indústria pujante e que coloca o município em posição de destaque nas economias gaúcha e brasileira. Ao longo dos anos, nossa indústria sempre esteve impulsionando os negócios e liderando a vanguarda com inovação e ações que abriram muitos mercados dentro e fora do Brasil.
Pois bem, 2013 foi mais um ano em que o faturamento industrial foi positivo mas, ao contrário de anos anteriores, não há muito o que se comemorar. A letra fria dos números impede a euforia, transformando-a em alerta. Isso porque os números foram muito abaixo dos comparados com 2012 e, além disso, mostram que a geração de empregos também foi quase nula no ano que passou.
Sabemos que os custos aumentaram e houve um aumento generalizado de preços, sem falar na queda das exportações. Mas é preciso seguir em frente e buscar alternativas viáveis para que a estagnação não se repita neste ano que inicia. As apostas de virada começam pela Movelsul, grande feira do setor moveleiro que deve garantir um fôlego extra para as indústrias.
Os móveis de Bento tem uma particularidade e isto não deve mudar a curto prazo. Então, é preciso ampliar os horizontes. Os mercados americano e europeu devem ser uma saída interessante para que as exportações voltem a acontecer com maior volume em relação a 2013. Também é preciso se espelhar em negócios que deram certo, como o distrito industrial do município de Arapongas, onde a geração de empregos é combinada com a qualificação permanente da mão-de-obra e o investimento em tecnologia. E, antes que o mercado estagnasse, os industriais paranaenses enxergaram um filão econômico nas classes C e D, o que permitiu um retorno financeiro interessante através da produção em série e em grande escala.
Novos desafios se apresentam para o setor moveleiro de Bento Gonçalves. Sabemos que 2014 não será um ano fácil, mas é bom sabermos que temos lideranças de alto quilate no comando deste barco que nem sempre navega em águas calmas. Nossos empreendedores estão gabaritados e qualificados para achar o rumo certo e evitar que a tempestade chegue.
Vivemos momentos em que decisões precisam ser tomadas e é nestas situações que os grandes homens aparecem e se destacam. O setor moveleiro bento-gonçalvense sempre foi e continuará sendo protagonista e ocupando posição de destaque no cenário econômico nacional e internacional. Isso ninguém nos tira. Continuaremos, sim, a frente do nosso tempo, trazendo inovações e mostrando que o móvel de Bento Gonçalves tem o seu valor preservado e garantido. A qualidade dos nossos produtos sempre foram o nosso cartão de visitas e continuarão abrindo portas no mercado nacional e internacional.