A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na segunda-feira, 2 de agosto, a farmacêutica Biomm a iniciar a fase três dos testes de um novo medicamento contra a covid-19. O anticorpo monoclonal Leronlimab tem por objetivo impedir que a doença evolua para a forma mais grave, com necessidade de intubação do paciente. A droga será utilizada em 35 centros de pesquisa com 612 pacientes que estão internados em leitos hospitalares e que necessitam de ventilação mecânica.

De acordo com a farmacêutica Biomm, caso os estudos clínicos apontem a eficácia desejada, o medicamento poderá ser utilizado para reduzir as chances de inflamações pulmonares, responsáveis pelo agravamento da condição clínica do paciente infectado pela doença. A chamada tempestade inflamatória, ocasionada pela superprodução de citocinas inflamatórias pode levar o paciente a óbito caso não seja controlada.

Os testes vão ser conduzidos pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em colaboração com a CytoDyn, empresa americana que é responsável pelo desenvolvimento do medicamento. Com as informações, os pesquisadores poderão pedir, mais adiante, a utilização do insumo no tratamento contra a covid-19.