Estrutura deverá estar pronta antes do centenário da instituição hospitalar, em setembro de 2024

Em breve, Bento Gonçalves ganhará uma nova estrutura hospitalar. O Hospital do Tacchimed deverá abrir as portas antes de setembro de 2024, quando a casa de saúde celebra o seu centenário. O prédio terá nove andares e já está sendo construído na esquina das ruas General Osório e Ramiro Barcelos, no Centro de Bento Gonçalves.

O projeto, que está sendo executado em parceria pelas construtoras Poletto e Tedesco, congregará diversos serviços em um mesmo local, dispondo aos clientes do plano de saúde Tacchimed espaços exclusivos e com a qualidade equiparada aos melhores centros de saúde do país. Além dos quatro andares de leitos de internação equipados com tecnologia de ponta, a obra deve contemplar a nova e ampliada hemodiálise e um centro de reabilitação completo. Em paralelo, outras demandas antigas também serão supridas, como a presença de quatro andares de estacionamento, conectados com as estruturas hospitalares. Também está previsto um andar exclusivo para atendimento dos beneficiários do Maturità, novo plano de saúde do Tacchimed para pessoas acima dos 59 anos.

De acordo com o superintendente do Tacchini Sistema de Saúde, Hilton Mancio, esse é um novo passo na história da instituição de saúde. “Um empreendimento que de tempos em tempos vem sendo ampliado e melhorado. Estamos iniciando essa importante etapa de olho nos próximos 100, 200, 300 anos. É uma grande transformação que vamos promover”, comenta. Atualmente, são 26 mil m² de área construída. Com a nova estrutura, haverá a ampliação da área hospitalar e de serviços de cerca de 32 mil metros quadrados, ou seja, em mais de dois anos, a estrutura será ampliada em cerca de 120%.

Além disso, Mancio destaca que essa obra destrava uma série de outros projetos, que necessitam de um pré-requisito. “Por exemplo, nossos pacientes que internam pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no prédio histórico, vão ocupar novas estruturas no complexo. Haverá ampliação do sistema de hemodiálise, de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e o prédio histórico, de 1924, abrigará todas as nossas áreas administrativas”, enfatiza.

Mancio também considera que a obra não está sendo realizada com verbas públicas. “Será com recursos privados, é uma obra do Tacchimed, mas existe um benefício muito grande para os pacientes do SUS por todas as movimentações que iremos fazer”, ressalta.

Apesar de a obra ter sido iniciada recentemente, a discussão para a construção começou ainda em 2007. “Dessa forma, fomos evoluindo. Tivemos uma dificuldade muito grande para conseguir recursos para dar o pontapé inicial. Nos últimos quatro anos, porém, esse projeto acabou concentrando maior atenção de nossa parte, pensando no crescimento da região, nas necessidades de internações hospitalares que a gente tem observado nos últimos anos e entendendo que a expansão não deveria apenas atender a necessidade do momento, mas de nos deixar em uma condição de poder planejar com antecedência”, considera.

Segundo ele, muitos processos foram efetivados, entretanto, há realmente a necessidade de ampliação. “Hoje estamos muito no limite quanto a internações hospitalares. Fizemos tudo que podíamos para diminuir processos. Agora, temos que efetivamente ir para uma expansão. A epidemiologia local foi estudada, as doenças que requerem internações, tendências futuras, todas as variáveis foram estudadas e levadas em consideração para que pudéssemos iniciar essa obra”, avalia.

A construção será dividida em duas etapas, com duração de 24 meses. “A primeira vai do estacionamento até o térreo onde teremos essa parte de lojas, farmácia e afins, e a segunda, que começa em junho do ano que vem, é a de internações e serviços hospitalares”, revela. Um dos detalhes é que com o início da segunda, a primeira parte da edificação já poderá ser utilizada. “Importante salientar que estamos trabalhando desde dezembro com as construtoras no planejamento destas obras e a expertise destas duas empresas nos dá segurança em fazer esse investimento”, aborda Mancio.

As construtoras responsáveis pela obra são a Tedesco e a Poletto. Pedro Silber, da Tedesco, enfatiza que a empresa está atuando, nos últimos anos, com uma ênfase muito forte no segmento de saúde. “Estar executando esse projeto pelo segmento e setor da saúde é algo importante, tendo essa parceria com a Construtora Poletto. Sabemos que na execução da obra temos algumas particularidades, estamos trabalhando com vidas na construção para proporcionar mais qualidade de vida ao usuário final. Agradecemos a confiança”, destaca.

Cedamir Poletto, da Construtora Poletto, considera relevante a construção do empreendimento, visando o futuro da saúde no município e região. “É uma obra ousada do Tacchini e que vai melhorar bastante o atendimento da saúde. Agradecemos a confiança na Poletto, junto com a Tedesco. Estamos trabalhando desde o ano passado no projeto para reduzir custos, deixarmos tudo alinhado e chegarmos a um final feliz nessa empreitada”, finaliza.