O instituto esclarece que sua assistente virtual não busca assegurados em aplicativo de mensagens

Nesta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta referente a uma nova modalidade de golpe que vem sendo aplicada por criminosos em todo Brasil. Desta vez, os estelionatários estão se passando por uma suposta “Central de Atendimento” do INSS, utilizando a imagem da Helô, a assistente virtual do instituto. Com o contato, os delinquentes buscam extrair dados pessoais de beneficiários, abordando as pessoas pelo WhatsApp.

Segundo o INSS, os criminosos possuem algumas informações daqueles que tentam enganar e passam, até mesmo, um número de protocolo para passar credibilidade e obterem mais informações. A orientação oficial é que caso receba esse tipo de contato, bloqueie imediatamente e não forneça nenhum dado pessoal.

O golpe utiliza a conhecida assistente para tentar oficializar a conversa, mas a Helô, na verdade, é um plantão de dúvidas que pode ser acessada somente via site do INSS e nunca pelo WhatsApp ou outros meios digitais de mensagens. O atendimento pelo site é totalmente automatizado pela inteligência artificial. Ao contrário do contato por aplicativo de mensagem, no qual há uma pessoa de má índole por trás.

Dicas do INSS para evitar cair nesse golpe:

  • Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;
  • Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
  • O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;
  • O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
  • Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
  • A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);
  • É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.

Dados pessoais somente serão pedidos pelo INSS caso a própria pessoa esteja fazendo o primeiro contato. Caso a pessoa já tenha sido vitimada pelo golpe, ela deve levar o caso a uma Delegacia de Polícia Civil, registrando o boletim de ocorrência do estelionato. O mesmo documento também pode ser feito de forma online pelo site da polícia.