As novas regras de cobrança de pedágio já começaram a valer na Serra Gaúcha. Desde a meia-noite desta sexta-feira, 15, motoristas pagarão a tarifa pelo sistema free flow, ou seja, sem a presença de cobradores nas cabines e por meio de dinheiro, mas sim, passando por um pórtico que, automaticamente irá identificar o veículo e emitir a tarifa, que poderá ser paga por boleto ou cartão de crédito, de acordo com a escolha do condutor.

A medida já é realidade no pedágio instalado na ERS-122, em Antônio Prado. Por lá, os condutores de carros devem desembolsar R$ 8,30 para ir e o mesmo valor para retornar. A estrutura foi construída na altura do quilômetro 108 da via., nas proximidades da ponte sobre o Rio das Antas.

A cobrança no sistema free flow será feita por meio de câmeras e sensores que foram instalados na estrutura. Para pagar a tarifa, o motorista poderá optar pela colocação das chamadas tags, que facilitam o pagamento, já que o valor do pedágio cai direto na fatura do cartão de crédito. Já quem escolher outra forma de pagamento, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), responsável pela manutenção do trecho, disponibiliza canais digitais, como é o caso do aplicativo CSG Free Flow e físicos para pagamento.

Para pagar o débito nesse formato, o motorista deve acessar o sistema, informar a placa do veículo e encaminhar o pagamento. Também já entraram em funcionamento, locais onde o condutor poderá quitar seu débito por meio de totens de autoatendimento. A estrutura está instalada nas bases de serviços operacionais, localizadas em Ipê (ERS-122 – km 151,8), Flores da Cunha (ERS-122 – km 99,5), Farroupilha (RSC-453 – km 118,6), Bom Princípio (ERS-122 km 36,1) e, a partir de fevereiro de 2024, em Capela de Santana (ERS-240 – km 24,8), quando a antiga estrutura em Portão (km 13 da ERS-240) será desativada.. Nestes casos, os valores podem ser quitados por meio do PIX, cartão de crédito e débito.

Motoristas terão até 15 dias para pagar tarifa

A mudança no formato de cobrança do pedágio também vai possibilitar que motoristas que não possuem TAG válida instalada no para-brisa, após passarem pelo free flow, tenham o prazo máximo de até 15 dias para pagar a tarifa. 

Caso o condutor não tenha TAG válida, ele terá outras alternativas para fazer o pagamento do valor em até 15 dias depois da passagem pelos pórticos. De forma digital, será possível efetuar o pagamento por meio de créditos pré-pagos no aplicativo “CSG FreeFlow” ou site (ambos em desenvolvimento).

Em caso de não pagamento no tempo limite, o proprietário do veículo receberá uma multa por evasão. A penalização acarreta no pagamento de R$ 195,23 ao Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).       

Até fevereiro do ano que vem, pelo menos mais cinco praças de pedágio serão instaladas na Serra Gaúcha. As estruturas vão ser instaladas na ERS-122 / km 4,6, em São Sebastião do Caí,  no km 45,5, em Farroupilha e no km 151,9, em Ipê. Também haverá cobrança de pedágio na ERS-446, em Carlos Barbosa, na altura do km 6,5 e na ERS-240, no km 30,1, em Capela de Santana.

Foto: Ascom CSG